Com a presença de centenas de associados, a Copagril, lançou na tarde da ultima quinta-feira (20/01) o PRODAFC – Programa de desenvolvimento da Agricultura Familiar da Copagril.
O evento contou com a presença de representantes do MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, EMATER, FETAEP – Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná), Secretária da Agricultura Familiar, Sindicato Rural dos Trabalhadores Rurais, além dos prefeitos e representantes do departamento de agricultura dos municípios da área de atuação da Copagril.
O PRODAFC é um programa desenvolvido em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, sendo a Copagril única cooperativa do Oeste do Paraná a conquistar esse beneficio até o momento.
Tendo como objetivo o fortalecimento e desenvolvimento dos agricultores familiares na área de ação da cooperativa no Paraná e Mato Grosso do Sul, esse programa permite ao associado agricultor que possui a DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) em dia e optar por se cadastrar no programa, comercializar sua produção de soja e ter ganhos extras sobre essa produção. Ou seja, o soja vendido pelo participante do PRODAFC será comercializado diretamente com empresas que produzem BIODISEL e que participam do Programa Nacional de Produção de Biodiesel – PNPB.
O Delegado Federal do Desenvolvimento Agrário do Paraná, Reni Anotnio Denardi que esteve presente no lançamento do Prodafc representando o Ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Bandeira Florence e o Secretário da Agricultura Familiar Laudemir Muller, elogiou a iniciativa da Copagril, sendo a primeira cooperativa a buscar o credenciamento e atingindo incialmente 753 associados e dando a eles mais oportunidades de renda e assim melhorando a sua qualidade de vida.
“O programa proporciona inumeras vantagens ao agricultor participante, além de receber assistencia técnica expecializada na produção de grãos para a produção de Biodisel, o agricultor ainda recebe o repasse em dinheiro feito pela cooperativa. A Copagril está de parabéns pela iniciativa, arrojo e ousadia e com certeza com isso quem vai ganhar é o seu associado.”, comentou Roberto Terra do Departamento de Geração de Renda e Agregação de Valos da Secretária de Agricultura Familiar.
O Gerente Regional da Emater, Ivan Decker Raupp enauteceu a iniciativa da Copagril em buscar o credenciamento para o desenvolvimento desse programa que vai proporcionar aos agricultores familiares que são grande parte do quadro da cooperativa mais uma opção de renda e abrindo caminho para demais programas que beneficiem o pequeno produtor que hoje já representa grande parcela da agricultura do Brasil.
No evento a Copagril realizou a entrega simbolica para alguns associados, dos cheques referente ao valor que um tem direito pela entrega e fixação da produção de soja na cooperativa no ano de 2010. O valor a ser pago aos 753 associados é de R$ 245.720,00. O associado José de Deus Araujo de Eldorado no Mato Grosso do Sul, fala o que sentiu ao receber o cheque. “ Esse bonus que a Copagril está nos repassando é muito bom, essa é a diferença de ser associado de uma cooperativa, ela sempre está preocupada com a gente.”
“A Copagril vem trabalhando há muito tempo buscando propiciar ao nosso associado o acesso aos programas do governo federal e o PRODAFC é resultado dessa busca, onde o principal objetivo é poder ajudar o nosso associado a se fortalecer na sua atividade dando cada vez mais opções de renda e agregando assim valor a propriedade rural. A grande presença do nosso associado neste evento nos deixa muito feliz, pois é um sinal de que o nosso quadro social entendeu a iniciativa da cooperativa.”, comentou o presidente da Copagril, Ricardo Silvio Chapla.