Redação (20/10/2008)- Motivada pelo quadro de incertezas criado pela crise financeira internacional, a Coopercentral Aurora anunciou hoje a suspensão temporária de investimentos da ordem de 871 milhões de reais do programa de expansão industrial, mas confirmou a conclusão dos investimentos iniciados e que se encontram em fase de execução no montante de 195 milhões de reais.
A decisão foi tomada na semana passada pelo Conselho de Administração da cooperativa central, presidido por Mário Lanznaster, e comunicado hoje pela Assessoria de Imprensa. Não se trata de cancelamento, mas de adiamento, esclareceu a Assessoria.
De acordo com as deliberações do Conselho, está adiada a construção das duas unidades industriais de abate e processamento de aves de Canoinhas, no Planalto Norte de Santa Catarina e de Carazinho, na região sul-rio-grandense do Alto Jacuí que tomariam 800 milhões de reais. Cada uma dessas indústrias frigoríficas de aves exigiria cerca de 400 milhões de reais em investimentos diretos, incluindo os abatedouros, os incubatórios, as granjas-matrizes e a fábrica de rações. Quando construídas, cada indústria ocupará uma área de 100 hectares, abaterá 300.000 aves por dia e gerará 3.200 empregos diretos. Também foi suspensa a ampliação da unidade de abate de 1.200 para 3.000 suínos/dia de São Gabriel do Oeste, projeto que absorveria 71 milhões de reais.
Por outro lado, o Conselho de Administração confirmou a conclusão da fábrica de ração animal no município de Cunha Porã – uma das maiores do país – mediante investimentos da ordem de R$ 54 milhões de reais. As obras iniciaram em janeiro e serão concluídas em dezembro para entrar em operação nos primeiros dias de 2009.
Também está confirmada a conclusão (segunda etapa) da maior indústria de produtos lácteos do país, instalada à margem da BR-282, no município de Pinhalzinho (SC), com capacidade inicial de processamento de 600 mil litros de leite por dia. A segunda fase entrará em operação no segundo semestre de 2009, quando serão investidos mais R$ 80 milhões de reais e estará concluído o sistema de produção de leite em pó e soro em pó (somente para secagem serão utilizados 650 mil litros/dia e 750 mil litros/dia de soro). Nessa fase, a recepção diária estará em 2 milhões de litros e o número de vagas em 370 empregos diretos.
Outro investimento garantido e praticamente concluído é a linha de hambúrguer, almôndegas e quibe da unidade de São Gabriel que absorveu 51 milhões de reais.
A decisão da Coopercentral Aurora foi influenciada pelo atual quadro econômico, marcado pelas projeções de queda do consumo mundial, pela suspensão das compras de produtos brasileiros por importantes parceiros do mercado internacional, pela redução das exportações e pela suspensão de embarques.
O presidente Mário Lanznaster adiantou que a suspensão do programa de investimentos somente será revisto em janeiro de 2009, quando a assembléia geral examinar o balanço geral de 2008 e os resultados econômicos do período.