O Grupo GTFoods, conglomerado avícola com matriz em Maringá (PR), recebeu habilitação junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para comercializar seus produtos com a África do Sul. A previsão da empresa é que o volume de exportações aumente entre 10 e 15% com o novo destino.
O país, que está na lista dos dez maiores importadores do Brasil, representa um importante mercado para a empresa. “O país sul-africano apresenta um grande volume de compras do mercado nacional. Para nós, que somos um dos 10 maiores exportadores do Brasil, é importante ter as portas abertas para mais esse destino”, explica Edemir Trevizoli Junior, gerente de exportações do grupo. Recentemente, a empresa já havia conquistado a abertura do mercado de Singapura e da Rússia.
Para a habilitação à África do Sul, o Mapa exige, além do atendimento às suas normas, que a empresa já tenha sido habilitada para comercialização com a Europa, objetivo atingido pelo grupo em julho de 2014. Com a garantia de atender bem esses novos mercados, o GTFoods também aposta no contínuo aprimoramento de seus processos.
“Toda habilitação é uma conquista para GTFoods, porém a responsabilidade aumenta. A empresa trabalha constantemente no aprimoramento de seus processos para melhor atender os mercados que estamos buscando espaço. O trabalho de treinamentos, controles e padronização das atividades aumenta a cada país habilitado, adequando todo o processo para atendimentos as normas daquele país”, complementa Dione Cazanti, gestor de Garantia de Qualidade do grupo.