Redação (24/11/06) – Fim de ano é, tradicionalmente, período de vendas elevadas para a indústria de processamento de carnes suínas e de aves. Depois de um ano difícil para o setor, com perda de mercados externos (principal cliente de carnes suínas, a Rússia está há um ano sem comprar do Brasil), o quadro registra melhora neste período pré-natalino.
O presidente da Aurora Alimentos (Coopercentral Aurora) um dos dez maiores grupos industriais do país , José Zeferino Pedrozo, informou que os 100.000 kits Boas Festas Aurora colocados à venda neste período estão esgotados. Práticos e saborosos, esses kits são compostos por aves especiais e cortes específicos de suínos, congelados e resfriados, já temperados e prontos para assar.
Os produtos Aurora estão bem posicionados no mercado e o fluxo de vendas decorre da preferência já sedimentada do consumidor, por isso a empresa, habitualmente, não promove campanhas de mídia. Preparamos divulgação especial para os Kits, que está direcionado para um foco mais B2B, isto é, um canal diferente trabalhado pela Aurora com outras empresas, explica.
O objetivo principal dos Kits é de servir como presente e instrumento motivacional aos colaboradores e clientes das empresas como reconhecimento do seu trabalho. A estratégia de vendas foi nova, essencialmente, on line com a distribuição de e-mails para o público atendido ano passado. Foi colocado no ar um hot site (www.auroraalimentos.com.br/kits2006/) para divulgação na internet, além do material gráfico de divulgação para abordagem das equipes de vendas junto aos clientes prospectados.
NOVO PRODUTO A Aurora lançou neste fim de ano um novo produto, o Tender de Frango que se incorporou a ampla linha Boas Festas Aurora composta pelos itens: Ave Temperada Blesser Aurora, Tender Suíno Aurora, Tender de Frango Aurora, Lombo Temperado Aurora, Sobrepaleta Recheada Aurora, Pernil com osso e Pernil sem osso Temperados Aurora e, ainda, a Ave temperada Maravilha. O esforço de venda abrange a linha como um todo, porém o esforço de venda priorizou o Blesser, a Sobrepaleta e o novo Tender, que são produtos relativamente novos para o consumidor final.
O vice-presidente da Aurora, Mário Lanznaster, acredita que nos meses de novembro e dezembro o consumo interno brasileiro cresça 30%. Os brasileiros consomem mais cortes de carne suína no fim de ano. Isso é histórico e, para as indústrias, muito positivo, pois ao entrar em contato com o sabor incomparável dessa carne, vai criando o hábito de consumir durante o ano também, confia.
A expectativa de aumento nas vendas anima as lideranças do setor, preocupadas com o desempenho deste ano. De janeiro à setembro de 2006, em comparação ao mesmo período de 2005, o volume de vendas caiu 4,97%, mas a maior perda é no valor das vendas 26,7%. Especificamente para a Rússia, o volume de vendas caiu 48,6%, ou seja, foram exportados 16 mil toneladas a menos para aquele país, e o valor reduziu 49,6%, ou seja, US$ 34 milhões de dólares. A Aurora continua exportando para o mercado russo somente através da unidade sul-rio-grandense de Sarandi.
Essa redução de exportação para a Rússia provoca prejuízo, pois é um mercado que chega a pagar 40% a mais pela carne suína brasileira que outros países como Argentina, Cingapura e Uruguai, cujo mercado foi ampliado em função das sobras, explica Lanznaster. A abertura de novos mercados como Ucrânia, Romênia, Cazaquistão e Moldávia, também faz parte da estratégia da indústria para neutralizar a queda nas vendas.