Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Alemanha e Polônia discutem nova ação para prevenir a PSA

A doença foi encontrada a apenas 30 quilômetros da Alemanha, um dos principais exportadores de carne suína da Europa.

Alemanha e Polônia discutem nova ação para prevenir a PSA

Alemanha e Polônia estão discutindo novas ações para impedir a propagação da Peste Suína Africana (PSA) em javalis na fronteira entre os dois países, incluindo cercas e maior caça aos animais, disse o Ministério da Agricultura da Alemanha, nesta terça-feira (21/01).

A Polônia registrou 55 surtos de PSA em javalis em dezembro, informou a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). A doença foi encontrada a apenas 30 quilômetros da Alemanha, um dos principais exportadores de carne suína da Europa.

Os países asiáticos, incluindo a China, impõem regularmente proibições de importação de carne de porco das regiões onde foi descoberta, causando uma enorme perda de negócios para os exportadores de carne. Javalis estão espalhando ASF e há temores de que animais infectados possam trazer a doença para a Alemanha, ameaçando as enormes exportações de carne suína da Alemanha para a China.

A ministra da Agricultura da Alemanha, Julia Kloeckner, e a ministra da Agricultura da Polônia, Jan Krzysztof Ardanowski, se reuniram em Berlim e acordaram novas medidas para conter conjuntamente o surto de PSA na Polônia e impedir que ele se espalhe para a Alemanha, disse o Ministério da Agricultura alemão.

“As discussões incluem a criação de um corredor cercado ao longo da fronteira para impedir a entrada de javalis infectados na Alemanha”, afirmou o ministério.

Os dois países discutirão se a força de defesa civil da Alemanha deve ajudar a montar cercas.

Os governos regionais alemães de Brandemburgo e Saxônia já começaram a construir cercas ao longo da fronteira polonesa, na tentativa de impedir que javalis infectados vagassem pela Alemanha.

Os dois ministros também concordaram em preparar uma declaração conjunta sobre “uma redução drástica na densidade de javalis, por exemplo, através do tiro como uma medida preventiva eficaz”.

A Alemanha já relaxou algumas restrições à caça de javalis.

O governo da Alemanha também está considerando novas regulamentações que permitem a criação temporária de cercas anti-javali para selar uma área caso um caso seja encontrado na Alemanha, acrescentou o ministério.

 

Quer acompanhar o que acontece na avicultura e na suinocultura?

Siga-nos no Facebook:

https://www,facebook.com/aviculturaindustrial

https://www.facebook.com/suinoculturaindustrial

Acompanhe nosso Linkedin:

https://www.linkedin.com/company/gessulliagribusiness

Precisa de algum serviço ou produto?

Pesquise no Guia Gessulli:

https://www.guiagessulli.com.br/