[quotes_menu]

Tecnologia

Análise de produtos é aprimorada no fábrica de ração da Pioneiro

Laboratório de análise agora conta com dois novos equipamentos de alta precisão.

Para aprimorar a análise de qualidade de seus produtos, o laboratório da fábrica de ração do Grupo Pioneiro acaba de adquirir dois novos equipamentos: o Moinho Ultra Centrífugo e o NIR (Near Infrared Reflectance – Espectrofotômetro Infravermelho Próximo). “Nosso foco sempre é a excelência. Por isso, esse tipo de investimento confere sempre maior segurança para nossos processos e alta qualidade para nossos produtos”, afirma Carla Rodrigues, supervisora da Qualidade.

Foram investidos R$ 200 mil para aquisição das máquinas. O moinho é usado na preparação de amostras para análise. De acordo com Carla Rodrigues, o fato do equipamento fazer uma fragmentação extremamente rápida das amostras, assegura a preservação delas e ajuda a evitar contaminação. Já o NIR contribui para tornar o alimento mais balanceado e barato. “O NIR é um equipamento de alta precisão que efetua análises de alimentos e outras amostras orgânicas (e algumas inorgânicas) e fornece todas as informações cromatólogica e de aminoácidos dos ingredientes. Ambos irão melhorar ainda mais os processos do laboratório”, conta a supervisora.
Até o final de 2014, o laboratório realizou pouco mais de 15.500 análises de 21 tipos, com cerca de 13.500 amostras aprovadas. “Com a chegada dos novos equipamentos, essa quantidade irá aumentar consideravelmente”, ressalta.

Toda matéria-prima recebida na fábrica de ração só é aceita depois de aprovada na análise. “Os estudos são para garantir a qualidade dos ingredientes, para que a ave tenha uma dieta balanceada e sem contaminantes”, explica.

Antes da ração sair da fábrica, é coletada uma amostra de cada carga para fazer a rastreabilidade do produto caso possa existir algum problema. “Ainda temos um banco de amostras de pintainhos para verificar alguma contaminação ou doença no lote e conseguir identificar se foi oriundo do pintainho, da avícola ou da ração”, esclarece Carla.

A fábrica de ração tem dois pavimentos e uma área total de 146,88 m². Conta com cinco profissionais, sendo uma supervisora, dois classificadores e dois laboratoristas. Toda a ração produzida é destinada para a criação de frangos dos Integrados da empresa.