Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Agroindústrias

Após revisão, Fitch mantém rating da Marfrig

A agência de classificação de risco colocou o rating da empresa em perspectiva estável diante da expectativa de redução do índice de alavancagem.

Após revisão, Fitch mantém rating da Marfrig

Depois de colocar a nota de crédito da Marfrig em revisão para possível rebaixamento em junho, a agência de classificação de risco Fitch informou hoje que concluiu o processo de avaliação, mantendo o rating de empresa de carnes em “B”, e agora com perspectiva estável.

De acordo com a Fitch, a mudança de perspectiva para a Marfrig deve-se à venda da Seara Brasil e da Zenda para JBS, por meio da transferência de R$ 5,8 bilhões em dívidas, e à estratégia de crescimento anunciada pela direção da empresa que prevê o retorno da geração de caixa esperado pelo mercado, com fluxo de caixa positivo a partir de 2015.

A Fitch informa que a nova avaliação sobre o rating da companhia reflete a expectativa de que o índice de alavancagem da Marfrig recuará de maneira orgânica — ou seja, sem a necessidade de venda de ativos — para algo abaixo de 4 vezes no fim de 2015. As avaliações da Fitch estão em linha com os “guidances” divulgados pela Marfrig no mês passado.

Em comunicado, a Fitch diz que não prevê aquisições importantes nos próximos 18 meses, uma vez que a direção da Marfrig terá de concentrar suas atenções na geração de caixa da empresa.

De acordo com a agência, a incapacidade de cumprir a prometida geração de caixa positiva a partir de 2015, mantendo a alavancagem acima de 4 vezes, é um dos fatores que poderia mudar a perspectiva para o rating da companhia.

Em contrapartida, uma elevação do rating pode acontecer caso a Marfrig seja capaz de, no médio prazo, ampliar a rentabilidade da companhia e registrar fluxo de caixa consistentemente positivo, reduzindo a alavancagem e o endividamento bruto e líquido.

Hoje, as ações da Marfrig voltaram a ter forte queda na BM&FBovespa. Às 16h12, os papéis caíam 7,14%, a R$ 4,16.