Cooperados da Castrolanda se reuniram, na última quinta-feira (17/02), para a realização da Assembleia Geral Ordinária (AGO) referente ao ano de 2021. O evento faz parte das ações de transparência da cooperativa e serve para prestação e aprovação das contas referentes ao ano de 2021.
Aprovação – No encontro, cooperados aprovaram a proposta de distribuição das sobras do ano anterior de R$ 46,5 milhões. Assim como em todos os anos, o valor retorna ao associado de acordo com a participação nas áreas de negócios ao longo de 2021.
Apresentação – O balanço patrimonial e a demonstração de sobras e perdas foram apresentados pelo Gerente de Contabilidade da Castrolanda, Junior Zub. Na assembleia, Zub esteve à disposição dos cooperados para tirar dúvidas referentes às finanças do ano. Na sequência, a auditoria externa apresentou seu parecer positivo às demonstrações financeiras.
Trâmite – Os trâmites de aprovação do balanço seguiram com o parecer do Conselho Fiscal – apresentado pelo Coordenador do Conselho, João Galvão Prestes – até ser aprovado pelos associados. Em seguida, o Controller da Castrolanda, Pedro Dekkers, apresentou detalhadamente a proposta de destinação das sobras e perdas apuradas em 31 de dezembro de 2021, também aprovada pelos presentes.
Plano Anual de Atividades – A segunda etapa da Assembleia destacou as perspectivas da Cooperativa para 2022. Diretor Executivo da Castrolanda, Seung Lee apresentou o Plano Anual de Atividades aos cooperados, com destaque para ações de fortalecimento da Castrolanda em meio às inconsistências do mercado atual.
Novo modelo de gestão – Os cooperados também conheceram o novo Modelo de Gestão Castrolanda (MGC), que deve auxiliar a Cooperativa no processo de eficiência operacional e, no primeiro semestre do ano, funcionará em formato piloto em algumas áreas específicas.
Eleição do Conselho Fiscal – A Castrolanda ainda elegeu os novos membros do Conselho Fiscal da Cooperativa. A votação foi conduzida pelo Coordenador da Comissão eleitoral, Frederik de Jager. Presidente da Castrolanda, Willem Berend Bouwman aproveitou o momento para agradecer os conselheiros da gestão anterior e também os representantes dos comitês setoriais.
Novos integrantes – Após o processo, os associados elegeram Eduardo Medeiros Gomes, João Galvão Prestes, Sandro Aurélio Hey, Charles Hendrik Salomons, Pablo Bruno Borg e Carlos Shigueo Arie como novos integrantes do Conselho Fiscal.
Código de Conduta – Ainda durante a AGO, a Castrolanda apresentou aos cooperados o novo Código de Conduta. O documento serve como embasamento dos valores e conceitos éticos da Cooperativa e foi elaborado pelo setor de Compliance. A reformulação traz um texto mais didático e resumido, com o objetivo de servir como um guia rápido, com informações básicas e opções de complemento, caso o associado, colaborador ou parceiro da Castrolanda queira aprofundar mais os conhecimentos sobre um determinado assunto.
Sobre a Castrolanda – O compromisso com a transformação faz parte do DNA da Castrolanda. Uma cooperativa que transforma vidas, negócios e a comunidade ao redor. Com sete décadas anos de história, a Cooperativa Castrolanda é formada por mais de 1100 cooperados no Estado do Paraná e interior de São Paulo.
Unidades de negócios – Com 4,5 bilhões de reais de faturamento e aproximadamente 3700 colaboradores, possui unidades de negócios divididas em operações agrícola, carnes, leite, batata e administração e industrial – carnes, leite e batata.
Objetivo – O objetivo das áreas de negócio é coordenar, desenvolver e fomentar as atividades dos cooperados, seguir presente em todos os elos da cadeia produtiva, agregar valor através das indústrias e crescer com sustentabilidade. (Imprensa Castrolanda)