O Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) acaba de fechar uma parceria estratégica e inédita. Filiada à Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (Asemg), que coordena o Projeto no estado junto ao Sebrae/MG, a Associação de Suinocultores do Vale do Piranga – Assuvap (entidade representativa dos suinocultores independentes da região da Zona da Mata) e o Frigorífico Saudali vão investir em projetos visando o aprimoramento da comercialização, da produção e da industrialização da carne suína, até 2012. As ações serão realizadas nas cidades de Belo Horizonte, Juiz de Fora, Governador Valadares, Ipatinga e Teófilo Ottoni.
Esta é primeira vez que uma indústria aloca recursos diretamente para colaborar na formação da contrapartida financeira assumidas pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e suas afiliadas junto ao SEBRAE Nacional. O presidente da Asemg, João Bosco Martins de Abreu, se mostrou muito entusiasmado pelo empenho demonstrado pela Asemg na busca de novos parceiros e pelos resultados já sinalizados. “Muito me alegra perceber que em Minas o PNDS vem caminhando a passos largos e, com o apoio dos três elos da cadeia suinícola (produtores, indústria e varejo) vamos alcançar com maior agilidade a meta de incremento de 2kg no consumo da carne suína” comentou.
Tito Garavini, diretor-presidente do Frigorífico Saudali, acredita no PNDS e na sua importância para o alcance das metas de aumento do consumo interno da carne suína. “Colaborar para desenvolver o PNDS nessas regiões é uma oportunidade de ganho para o frigorífico e para a associação – precisamos nos unir e contribuir com recursos para que o projeto se torne uma realidade em nosso estado”.
Para o presidente da Assuvap, Fernando Soares, todos os suinocultores “têm obrigação participar do PNDS”. “Afinal – diz ele – somos os maiores beneficiados e, portanto, não podemos deixar de colaborar”. Fernando ainda exaltou o projeto e encorajou a construção de novas parcerias: “convoco as lideranças e suinocultores para aderirem a esse projeto, pois ele poderá colocar a carne suína em destaque no Brasil, como já acontece em quase todo mundo, onde é a carne mais consumida”.
Irineu Wessler, presidente da ABCS, também acredita nos resultados da nova parceria. Para ele, a ABCS assumiu um enorme desafio porque contava exatamente com a participação das entidades afiliadas, da empresas amigas e convênios com órgãos públicos. “As parcerias privadas resumem a nossa grande expectativa porque reúnem os maiores beneficiados deste processo, o suinocultor e a indústria”, diz o presidente. “Esse modelo inédito a nível nacional nos impulsiona a seguir em frente, por isso parabenizo as lideranças e produtores da Asemg, Assuvap, Coosuiponte e Saudali pelo exemplo a ser seguido e reforço nossos agradecimentos ao SEBRAE pela grande parceria nesse projeto”, concluiu.
O termo de compromisso entre as entidades será assinado pela ABCS, Asemg, Assuvap e Cossuiponte, e Frigorífico Saudali, durante a 6º edição da Suinfest, feira mineira de suinocultura que acontecerá em Ponte Nova – MG, no dia 08 de julho.