“A melhor forma social que existe no planeta é o cooperativismo. Desta maneira a Aurora completa, nesta segunda-feira (15), 44 anos com orgulho de integrar o sistema cooperativista”, destaca o presidente da Coopercentral Aurora Alimentos, Mário Lanznaster. Com um mix de 650 produtos, entre carnes de aves e suínos, lácteos, pizzas e massas, a cooperativa mantém uma crescente participação no mercado nacional. Consolidou-se como uma das maiores expressões do cooperativismo brasileiro e ocupa vitoriosa posição entre os grandes grupos agroindustriais do País. Com sede em Chapecó, a Aurora reúne 12 cooperativas singulares que, no conjunto, representam mais de 60 mil produtores rurais.
A Aurora nasceu, em 1969, da reunião de oito cooperativas de produção agrícola que perceberam a importância estratégica da conjugação de esforços, em grau superior, para superar a condição de fornecedor de matéria-prima a que estavam destinados os produtores rurais. Ao organizar a produção em nível regional e obter uma oferta em escala, a Coopercentral Aurora criou as bases para a industrialização da produção gerada pelos associados das cooperativas singulares filiadas. A determinação e o arrojo dos dirigentes cooperativistas – tendo à frente o pioneiro Aury Luiz Bodanese – permitiram construir uma estrutura agroindustrial capaz de absorver, transformar e conquistar mercado para essa produção.
Os números que caracterizam a Aurora impressionam: 4.606 bilhões de reais em faturamento anual, 18.280 empregos diretos, 3,6 milhões de suínos, 152 milhões de aves abatidos anualmente e 443 milhões de litros de leite processados durante o ano. Ao completar 44 anos, a cooperativa comemora os resultados com a ampliação de presença no mercado nacional com 650 produtos. Além disso, os grandiosos investimentos comprovam o potencial produtivo do segmento, como por exemplo a inauguração da Unidade de Disseminação de Genes (UDG), o arrendamento da indústria de aves da Bondio Alimentos e a ampliação da unidade de abate e processamento de suínos de São Gabriel do Oeste (MS). Somam a este cenário os investimentos previstos de R$ 61,5 milhões de reais para reabrir a indústria de Joaçaba e o arrendamento da unidade industrial de abate e processamento de aves pertencente à Massa Falida da Chapecó Companhia Industrial de Alimentos, localizada em Xaxim.
A Aurora tem atuado também como difusora do conhecimento científico, assegurando o acesso do pequeno produtor aos avanços da pesquisa agropecuária. A proteção econômica, a atualização tecnológica e a defesa política que a cooperativa proporciona ao seu universo de cooperados são faces da doutrina cooperativista. Graças ao cooperativismo, o campo incorporou novas tecnologias, diversificou as atividades, tecnificou a agricultura e outras explorações pecuárias, adquiriu mais máquinas e equipamentos, automóveis e utilitários, móveis e eletrodomésticos. O cooperativismo ajudou a levar a eletrificação rural a todos os recantos, garantiu assistência técnica em todas as propriedades rurais, proporcionou habitação e saneamento. Enfim, elevou a qualidade de vida da família rural.
ESTRUTURA
A Coopercentral Aurora Alimentos é uma das poucas grandes empresas de Santa Catarina com capital 100% catarinense. Entre as empresas do segmento de carnes é a terceira marca mais referenciada em todo o Brasil. Os números da Aurora são grandiosos. Possui 18.280 colaboradores e deve chegar a 20.000 neste ano, abate 700.000 aves por dia, mas deve chegar a 1 milhão de aves dia até o final de 2013. Abate 14.500 suínos/dia, processa 1,6 milhão de litros/dia de leite, tem mais de 100.000 clientes no Brasil e exporta para 60 países. Suas ações sociais/assistenciais, por meio da Fundação Aury Luiz Bodanese atingiram 161 mil pessoas em 2012. Além disso, obteve importantes premiações pela sua responsabilidade social e ambiental.
Mantém, no campo, plantéis permanentes de 880 mil suínos e 23 milhões de frangos. A sua base produtiva é formada por 9.000 produtores de leite, 4.040 criadores de suínos e 2.200 criadores de aves.
Possui oito unidades industriais para processamento de suínos, cinco plantas para processamento de aves, cinco fábricas de rações, uma indústria de lácteos, dez unidades de ativos biológicos (granjas de reprodutores suínos e matrizes de aves, incubatórios e silos), uma unidade de disseminação de genes (UDG), quatorze unidades comerciais e 100 mil pontos de vendas no País.
A Coopercentral Aurora é um conglomerado agroindustrial sediado em Chapecó (SC) que pertence a 12 cooperativas agropecuárias: Cooperalfa (Chapecó/SC), CooperA1 (Palmitos/SC), Coopercampos (Campos Novos/SC), Copérdia (Concórdia/SC), Cotrel (Erechim/RS), Auriverde (Cunha Porã/SC), Cooperitaipu (Pinhalzinho/SC), Camisc (Mariópolis/PR), Coasgo (São Gabriel do Oeste/MS), Coopervil (Videira/SC), Colacer (Lacerdópolis/SC) e Caslo (São Lourenço do Oeste/SC).
O conselho de administração da Coopercentral é formado por Mário Lanznaster (presidente), Neivor Canton (vice-presidente), Marcos Antônio Zordan (secretário e diretor agropecuário) e Cláudio Post, Elio Casarin, Valentim Macedo e Jair Borgmann (conselheiros).