“A Coopercentral Aurora tem interesse de iniciar imediatamente as atividades no município de Xaxim. Por isso, marcamos para o dia 15 de abril, data de aniversário da cooperativa, para realizar o primeiro abate e processamento no Frigorífico de Xaxim”. Desta maneira, o presidente da Coopercentral, Mário Lanznaster, iniciou sua explanação durante sessão, nesta semana, na Câmara de Vereadores de Xaxim.
Lanznaster abordou os investimentos previstos na unidade e os entraves para iniciar as atividades a exemplo da questão da energia. A indústria – que pertence à Massa Falida do antigo Grupo Chapecó e até meados de dezembro era operado pelo Frigorífico Diplomata – foi arrendada em dezembro passado pela Aurora por prazo inicial de três anos.
“Sabemos da importância deste frigorífico para a economia local e regional. Pois, quando estiver operando em sua capacidade plena será a maior unidade de processamento de aves da Aurora”, ressaltou. Lanznaster informou que o abate será retomado com 60.000 frangos por dia, crescendo até atingir a capacidade máxima de 238.000 cabeças/dia e ressaltou que a Aurora dispenderá 60 milhões de reais neste semestre para recolocar em pleno funcionamento a unidade industrial. Por fim, Lanznaster avaliou como positiva a iniciativa do Legislativo de Xaxim em promover uma sessão extraordinária para esclarecer as dúvidas sobre o assunto.
O gerente do Frigorífico de Xaxim, Vanderlei de Ré, explicou sobre as contratações. Até o momento foram efetivados 99 profissionais para o frigorífico e 46 para a fábrica de rações e recebidos 869 fichas cadastrais, sendo que a previsão é de contratar 1.000 pessoas. “Acreditamos que de 40% a 50% dos colaboradores serão de Xaxim e os demais dos municípios próximos”, complementou. O gerente também agradeceu ao Legislativo pela disponibilização do espaço para promover os treinamentos dos novos colaboradores no período de 8 a 12 de abril.
O alojamento de aves a campo para restabelecer a base produtiva foi tema de apresentação do gerente de avicultura e alojamento da Aurora, Luiz Carlos Farias. A Aurora pretende acolher em seu sistema de integração todos os criadores de aves parceiros com o Frigorífico Diplomata, sediados em Santa Catarina.
INICIATIVA
A participação da Coopercentral Aurora Alimentos na sessão no Legislativo de Xaxim foi uma indicação do vereador Amarildo Maroco. “O intuito foi de tranquilizar a população, transmitir informações corretas e conduzir o processo de maneira transparente”, justificou.
O presidente da Câmara de Vereadores, Armando Roncaglio, enfatizou que o posicionamento da Aurora ajudará a salvar a situação econômica e empregatícia do município. “Sem dúvida recebemos ótimas notícias e podemos dizer que o setor avícola de Xaxim ressurgirá”, complementou. O prefeito de Xaxim, Idacir Antônio Orso, complementou que já é possível sentir o entusiasmo de todos os setores da economia e da população.