Redação (30/06/06) – Buscando maior presença no mercado nacional, a Aurora Alimentos (Coopercentral Aurora) ampliou de sete para onze o número de produtos da linha de mortadelas e implantou um processo de renovação das embalagens. O ano está sendo pródigo em inovações no segmento mortadela: a Aurora iniciou o semestre comercializando a nova Mortadela Defumada e, agora, acaba de lançar a Mortadela de Frango Aurora de 2,5 kg e reposicionar a Mortadela Bologna Aurora.
O mix de mortadelas está, atualmente, formado pelas mortadela Aurora em versão tradicional e sem cubos de toucinho (peças de 500g e 1kg), pela mortadela de frango Aurora (peças de 500g e 2,5kg), Aurora tipo Bologna (peças 5kg), Aurorella (5kg) e a mortadela defumada Aurora (4kg). Além desses lançamentos, todas as demais tiveram suas embalagens modernizadas.
O diretor comercial Leomar Somensi destaca que, para dinamizar o esforço de venda, todas as mortadelas de suíno, além das embalagens, também sofreram mudança na sua forma de conservação. Antes, deviam ficar armazenadas em balcão sob refrigeração. Agora, com a mesma data de validade, que varia de 45 a 90 dias, podem ser exibidas em temperatura ambiente, desde que seja em local seco e fresco com no máximo 22C. Facilitou-se, dessa forma, a exposição do produto em ilhas, gancheiras, paredes, mesas e balcões.
Por outro lado, além de seguir o padrão da nova identidade da logomarca Aurora, as mortadelas tubulares seguem um padrão moderno e inovador com as informações concentradas em um formato de balões semelhantes aqueles dos diálogos em quadrinhos, como se estivesse se “comunicando” com o consumidor.
A mortadela de frango já existia na versão 500g e, agora, na opção 2,5 Kg, atende de uma forma mais flexível o mercado food service (lanchonetes, restaurantes, hotéis, etc.) assim como supermercados e padarias. Facilita a venda à granel no balcão do ponto de venda. O estabelecimento tem a condição de fatiar na hora a quantidade que o consumidor deseja levar. A grande aposta deste produto, devido às suas características, preço médio e sabor, é o mercado do nordeste brasileiro, que aponta um maior consumo desta categoria de produtos, assevera o diretor comercial.
Além da adequação de peso e formato, esta mortadela já estréia no mercado com nova embalagem, dentro dos novos padrões visuais da empresa, buscando maior identificação com o consumidor e agregando melhorias e valor à linha de produtos.
A mortadela Aurorella, está de embalagem nova, buscando posicionar o produto em uma categoria diferenciada de preços e vendas, que fica entre as mortadelas tradicionais e as mortadelas mais elaboradas (tipo Bologna ou com sabores diferenciados).
As principais novidades estão no design da embalagem, que além de manter características padrões da nova linha de mortadelas da Aurora, adota cores e elementos que exaltam a qualidade e tradição italiana na fabricação de mortadelas, inclusive uma estilização da bandeira.
Como a comercialização desta categoria se dá em maior volume em padarias e mercearias da região sudeste, o formato e as características da embalagem são atrativos para o consumidor e auxiliam na hora de escolher o produto.
A mortadela Bologna Aurora na versão 5 kg, embora não seja considerado um lançamento, sofreu uma alteração brusca em relação à original. Ela também saiu da condição de conservação em local resfriado, para permitir a exposição em local seco e fresco. É um produto mais elaborado e segue uma formulação com ingredientes mais nobres, para garantir uma mortadela “tipo Bologna”, que é originada da região de Bologna, na Itália, que inventou a mortadela. A qualidade deste produto já é conhecida e aprovada pelo consumidor, mas agora em nova embalagem, a mortadela Tipo Bologna Aurora, deve conquistar maior espaço em sua categoria.
Além de mudanças no tipo da embalagem, que se molda ao formato do produto, ela tem a maior parte de sua área transparente, para uma melhor apreciação e análise da mercadoria e traz inovações no seu visual: a peça da mortadela vem envolvida por uma redinha, que valoriza sua apresentação, confere um toque de requinte e facilita sua exposição nos principais locais de consumo.
A arte aplicada na embalagem simula dois rótulos e, na parte frontal, apresenta uma ilustração alusiva ao principal monumento da cidade de Bologna, na Itália, Le due torri (as duas torres), construído na época medieval. Outros detalhes no rótulo destacam as cores da origem italiana deste produto.