Redação (27/01/2009)- Sai nesta semana a redefinição dos projetos da Cooperativa Aurora em Carazinho (RS) e Canoinhas (SC), que somam R$ 800 milhões. A tendência é que a cooperativa prorrogue a suspensão dos investimentos no setor avícola. 0s projetos foram paralisados em outubro, após o estouro da crise mundial. A revisão dos planos e a aprovação do balanço de 2008 ocorrerão quinta-feira, em Chapecó. O indicativo baseia-se no cenário nacional de queda brusca nas exportações de carne de frango, recuo de 20% na produção nacional e dificuldades de acesso ao crédito. "Toda essa situação de mercado que pesa negativamente vem se mantendo. Então, a lógica é que esses projetos sejam protelados mais um pouco", opinou o conselheiro da Aurora e presidente da Cotrijal, Nei Mânica.
O plano em Carazinho prevê instalação de abatedouro, incubatório, granjas e fábrica de rações. A unidade terá capacidade de abater 300 mil aves/dia e deve gerar 3,2 mil empregos. A cooperativa concentra 77 mil famílias associadas à 17 cooperativas na região Sul do país.
O cenário adverso provocou 1,2 mil demissões no setor avícola gaúcho até o começo do mês. De lá para cá, não foram registradas novas dispensas, mas o temor é que isso ocorra após as férias coletivas. A Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação do RS aguarda para esta semana as confirmações de audiências em Brasília, disse ontem o presidente Cairo Reinhardt.