Na primeira edição do ranking AS MELHORES DA DINHEIRO RURAL, publicado neste mês pela Editora Três, de São Paulo, a Coopercentral Aurora Alimentos foi eleita a melhor do País em gestão de cadeia do agronegócio, recebendo a medalha de ouro.
Nessa categoria em que a Aurora foi a grande campeã isolada, a medalha de prata foi concedida à BRF, Souza Cruz e Syngenta.
Pela primeira vez no Brasil um ranking avaliou as empresas do agronegócio conforme as práticas corporativas e de gestão de cadeia produtiva. A metodologia de avaliação foi elaborada pelos consultores Miguel Ângelo Arab e José Luiz Trejon Megido em parceria com o Instituto Universal de Marketing e Agribusiness e o Conselho Científico para a Agricultura Sustentável. Foram analisados seis aspectos: gestão financeira, recursos humanos, qualidade, governança corporativa, responsabilidade socioambiental e gestão da cadeia de negócios.
O presidente Mário Lanznaster disse que a distinção confirma que a Aurora está no caminho certo ao adotar um modelo de gestão da cadeia produtiva em que todos os participantes ganhem, do produtor, à indústria e ao consumidor. Com 12 cooperativas filiadas e mais de 60.000 famílias rurais no campo, produzindo de forma ambientalmente sustentável, a Aurora é uma das poucas grandes empresas de Santa Catarina com capital 100% catarinense.
Entre as empresas do segmento de carnes, é a terceira marca mais referenciada em todo o Brasil. Possui mais de 21.000 colaboradores. Abate 700.000 aves por dia, mas deve chegar a 1 milhão de aves/dia em 2014. Abate 14.500 suínos/dia, processa 1,6 milhão de litros/dia de leite. Tem mais de 100.000 clientes em todo o Brasil e exporta para 60 países. Suas ações sociais/assistenciais atingiram 130.000 pessoas em 2012.
A Coopercentral Aurora Alimentos obteve em 2012 uma receita operacional bruta de 4,606 bilhões de reais – crescimento de 18,15% em relação ao ano anterior –com forte presença no mercado nacional, onde comercializa 650 produtos alimentícios e é uma das marcas mais lembradas pelo consumidor. Encerrará 2013 com faturamento de 5,5 bilhões de reais. As vendas no mercado interno representaram 84% e, no mercado externo, 16%.