Representantes do grupo empresarial Avemax se reuniram com prefeitos, empresários e produtores rurais da região para confirmarem o projeto de instalação de um frigorífico de aves em Ibaiti. A reunião aconteceu às 19h30 desta sexta-feira, dia 27, na Casa da Cultura e atraiu a presença de centenas de interessados. O projeto há havia sido anteriormente apresentado pelo diretor executivo do empreendimento, Paulo José Balla, no dia 10 deste mês, na Câmara Municipal de Ibaiti, mas sem a presença dos demais empreendedores, entre os quais, desta vez, destacou-se o presidente da Câmara Internacional de Comercio e Indústria Brasil, Golfo Arábico e Norte da áfrica (Golfobras), Ahmad Yassine, que é um dos principais parceiros do grupo.
Na apresentação desta sexta-feira, Paulo Balla explicou que depois de um longo período de estudos e planejamentos que consolidaram a idealização do empreendimento as pesquisas de mercado apontaram Ibaiti como a melhor opção entre os municípios consultados: “Ibaiti apresentou vantagens sobre as demais alternativas. Por exemplo, além de contar com excelente malha viária de ligação entre os municípios circunvizinhos também está a menos de 400 quilômetros do Porto de Paranaguá, o que certamente facilita e barateia o transporte de produtos para exportação”, apontou. O empreendimento prevê, além da instalação do frigorífico, a construção de uma fábrica de ração para abastecer o sistema de integração de granjas avícolas que também será implantado regionalmente. “Todos os municípios da região serão beneficiados com o projeto, pois também construiremos um incubatório de ovos férteis e implantaremos um sistema de integração de granjas de aves vivas para manter o frigorífico e a industrialização da carne. O processo vai gerar emprego e renda para toda a região”, completou Paulo Balla.
O ‘Termo de Intenção’ para implantação e consolidação do projeto foi assinado conjuntamente pelo prefeito de Ibaiti, Luiz Carlos Peté dos Santos, e pelos diretores da Avemax. Peté confirmou que o Município está providenciando a desapropriação de um terreno de dez alqueires para a construção do frigorífico. O terreno fica localizado na margem da BR-153 (Transbrasiliana) ao lado do parque industrial: “Acatamos o projeto que o grupo Avemax nos apresentou porque temos certeza de que este empreendimento será um marco no desenvolvimento socioeconômico do Município, com a geração de centenas de empregos para as famílias de Ibaiti e da região”, reiterou.
Agroindústrias
Avemax no Paraná
Representantes do grupo empresarial Avemax confirmaram a implantação de empreendimento industrial em Ibaiti (PR).