O setor de proteína animal que mais avança no Brasil é a piscicultura, com crescimento de 25% desde 2014 e um total de 722,5 mil toneladas no ano passado. A AveSui EuroTier South America ocorrerá justamente em Medineira, Paraná, no epicentro do “multiplicação dos peixes” em curso no Brasil.
O Paraná é maior produtor de tilápia (principal espécie) e o Sul lidera a produção entre as regiões com aproximadamente um quarto do total. O setor, como um todo, por sua vez, já gerou mais de US$ 136 milhões de exportações em 2018.
Segundo o Anuário PeixeBR da Psicicultura 2019, as expectativas para este ano são positivas e de otimismo. O Brasil já é o 4º maior produtor de tilápia, que é o peixe de cultivo mais presente, mas também tem produção relevante de salmão, carpa e panga.
Entre os peixes nativos, o maior destaque é o tambaqui e os estados que lideram a cadeia são Rondônia, Mato Grosso e Maranhão, com quase 60% da oferta total. Apesar disso, apenas Ceará e Distrito Federal não têm produção registrada de pescados.
Além de uma das “proteínas do futuro”, o setor de peixes tem linhas de financiamento do BNDES e Finep, empresas exportadoras, 455 mil estabelecimentos de aquicultura e diversas outras iniciatias de fomento ao setor. Os produtores e investidores também estão em franco avanço.
Para Flávio Paulert, gerente do Departamento de Peixes da C.Vale, a atualização tecnológica é indispensável para manter a competitividade.
“A participação permitirá comparar o que se está fazendo com o que os outros fazem, além de se sintonizar nas novidades. A C.Vale costuma enviar representantes ou estimular a presença de nossos produtores para que eles se atualizem, possam conhecer as inovações e aprimorar seus resultados” explicou.
Por sua vez, Nestor Braun, gerente de Integração Peixes da Copacol, destaca a importância do evento em diversos aspectos. “É uma vitrine e um ponto de encontro dos profissionais, empresas e produtores de aves, suínos e peixes, segmentos onde atuamos. Permitirá avaliar o que há de melhor em inovações tecnológicas no mundo para a produção, além de palestras com temas atuais e alinhados com nossas atividades”, disse.
Para produzir com qualidade e eficiência, as tecnologias de vanguarda em ambiência, nutrição, sanidade e manejo são indispensáveis e estarão acessíveis na AveSui EuroTier 2019.
A feira reúne as expertises do tradicional evento brasileiro e do principal encontro global em tecnologia para produção animal. É por isso que a feira contará com diversos expositores com foco na produção de peixes.