A empresa avícola Céu Azul Alimentos, que já exporta para mais de 70 países – entre eles Emirados Árabes, Jordânia, Kuwait e Iraque, está buscando novos clientes no mercado externo. “A intenção da empresa é aumentar o volume de abate para exportação, mas ainda estamos um pouco preocupados com a valorização do real”, explica a coordenadora de desenvolvimento da empresa, Luciane Del Rio Nunes.
Para ampliar as vendas no exterior, a empresa pretende investir na participação em feiras internacionais do setor e na visita aos importadores tradicionais. “Os países árabes ainda compram um volume pequeno das nossas exportações, mas há um potencial enorme para ser desenvolvido na região”, diz Luciane. Segundo ela, as vendas para o mercado externo são feitas de forma diretas e por meio de representantes. A Céu Azul produz mensalmente 8 mil toneladas de frangos e emprega aproximadamente três mil funcionários. Do total produzido pela empresa, hoje 60% vai para o mercado externo. “Exportamos nossos cortes especiais de frango, principalmente peito sem osso e sem pele”, destaca.
“A empresa possui um controle de qualidade rígido, gerenciado por uma equipe de profissionais altamente capacitados para assegurar alimentos saudáveis aos nossos consumidores”, destaca. A Céu Azul comercializa produtos das marcas Frango Santa Rita, Grand Frango e Frango Bino.
As primeiras exportações da empresa foram fechadas em 1996 para Hong Kong. O Japão compra principalmente ponta de asa e joelho de frango. Outras partes como pé e pele, que normalmente são desprezadas no Brasil, são consideradas verdadeiras iguarias pelos orientais. O joelho, a pele e a cartilagem do peito das aves são consumidos como aperitivos ou usados pelos japoneses na composição de sopas e caldos.
De acordo com a coordenadora, a Céu Azul Alimentos está habilitada para exportar para países da comunidade Européia e também para países que necessitam de uma habilitação específica como: África do Sul, Cingapura, Canadá, Japão e Rússia.