Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Associações

Avicultura e suinocultura capixaba apresentam demandas sanitárias em reunião com a Seag

Representantes da AVES e ASES apresentaram as medidas necessárias que vêm sendo tomadas e as que precisam de rápida atenção para fortalecer o trabalho preventivo

Avicultura e suinocultura capixaba apresentam demandas sanitárias em reunião com a Seag

Representantes da AVES e ASES estiveram reunidos com o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Enio Bergoli, na última quinta-feira (02), para tratar de questões sanitárias da avicultura e suinocultura capixaba, especialmente com foco na prevenção da  Peste Suína Clássica e Influenza Aviária, onde os setores capixabas, coordenado pelas associações, vêm atuando nas articulações com as autarquias e instituições locais, visando estruturas suficientes e necessárias para fortalecer o trabalho preventivo, além das orientações aos segmentos envolvidos.

Além do titular da Seag, participaram do encontro o Subsecretário de Agricultura, Michel Tesch; o diretor-presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Leonardo Cunha Monteiro; o diretor técnico do Idaf, Janil Fonseca; o Superintendente substituto da Superintendência Federal de Agricultura – SFA/ES/MAPA, Eduardo Farina e servidores ligados às áreas de avicultura e suinocultura do Idaf e da SFA/ES. Pelo lado das associações, além dos presidentes da AVES e ASES, Oderli Schneider e Marco Mosquini, respectivamente, integrantes das diretorias e da equipe técnica das duas entidades participaram do encontro.

Os representantes da AVES e ASES apresentaram para o secretário e os representantes do Idaf e SFA/ES as medidas necessárias que vêm sendo tomadas e as que precisam de rápida atenção para fortalecer o trabalho preventivo, seguindo a realidade aplicada pelos demais estados brasileiros.

Durante a reunião foram identificados pontos de atenção, relacionados ao número de médicos-veterinários que atuam na defesa animal; a promoção de treinamentos e capacitações voltadas para as emergências veterinárias, para médicos-veterinários oficiais e privados; assistência técnica para pequenos produtores – inclusive os considerados informais – em relação às legislações; a manutenção dos volumes necessários de materiais e insumos de uso do Idaf; o fortalecimento do Fundo Emergencial de Promoção da Saúde Animal do Estado do Espírito Santo – FEPSA-ES; e o fortalecimento do laboratório do Idaf para atender demandas de ambos os setores.

O diretor executivo da AVES e ASES, Nélio Hand, considerou essa primeira reunião com a nova gestão de governo muito positiva e elucidativa “Saímos deste primeiro encontro otimistas de que o poder público entende que existem ajustes a serem feitos para que a avicultura e suinocultura possam fortalecer as medidas sanitárias preventivas necessárias, fortalecendo ainda mais as ações que os setores vêm buscando realizar”, resume.  

O secretário estadual de Agricultura, Enio Bergoli, também avaliou como proveitosa a reunião e destacou que o governo estadual vai tratar dos assuntos abordados pela AVES e ASES.  

“A pauta dos desafios a superar de forma conjunta na avicultura e suinocultura capixaba é extensa e relevante, com itens de intervenção e governança mais direta do Governo do Estado e outros em articulação com o Governo Federal, mas o importante é que iremos tratar de todos os assuntos pela relevância socioeconômica que essas atividades representam no Espírito Santo”, disse Enio Bergoli. 

Entidades irão se reunir com o governador

Além dos temas no contexto sanitário, foram mencionados ao secretário pontos de uma pauta de demandas do setor, destacadas pela AVES e ASES, com desafios e gargalos que são enfrentados pela avicultura e suinocultura capixaba, que serão entregues ao Governador do Espírito Santo, Renato Casagrande.

“Elencamos ao secretário estadual de Agricultura a pauta de demandas dos dois setores e os pontos de gargalo que as duas atividades vêm enfrentando. Esses itens serão apresentados ao governador em uma audiência que deve acontecer nos próximos dias”, finaliza Nélio.