O potencial de crescimento das operações da JBS nos mercados de carne bovina e suína nos EUA é limitado. Ao comentar as perspectivas para o segmento de bovinos, o presidente da JBS USA, André Nogueira, diz que não há muito espaço para avançar. “Nós tentamos comprar outra empresa lá atrás, mas o Departamento de Justiça não deixou”, afirma ele, citando a tentativa de aquisição da National Beef em 2009. Na visão das autoridades americanas, a JBS ficaria muito grande nos EUA.
Segundo o executivo, a JBS e a Tyson têm, cada uma, cerca de 22% do mercado de carne bovina no país, um pouco à frente da Cargill, que fechou algumas plantas devido à queda da oferta de animais para abate. No primeiro trimestre, a receita líquida do segmento ficou em US$ 4,5 bilhões, alta de 4,8% em relação ao mesmo período de 2013. O Ebitda (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização), porém, foi negativo em US$ 22,5 milhões.
Tampouco há muito terreno para avançar no segmento de carne suína, conforme Nogueira, que diz estar muito feliz com o resultado da unidade. No primeiro trimestre, a receita da JBS Pork cresceu 6,5% ante o mesmo período do ano passado, para US$ 896,9 milhões, com um Ebitda de US$ 82,9 milhões, 77,2% acima de igual intervalo de 2013.
“Eu adoraria fazer uma expansão no segmento de carne suína, mas ninguém quer vender”, afirma. A JBS tem uma fatia de 12% a 13% do setor nos EUA. Em 2013, houve interesse da JBS pela americana Smithfield Foods, maior produtora de carne suína do país, que acabou vendida para a chinesa WH Group. Eventuais aquisições da JBS USA devem ser feitas por meio da Pilgrim’s Pride, a unidade de frangos da companhia.
E a abertura de capital nos EUA, continua sendo uma possibilidade? “Achamos que faz sentido, porque é mais uma alternativa para a JBS continuar crescendo”, afirma o executivo. “Mas tem que gerar valor para a JBS como um todo e tem que haver um bom motivo para fazer isso”. Segundo ele, a abertura de capital da JBS USA pode dar flexibilidade para uma aquisição, tendo uma compra engatilhada ou uma clara visão de onde investir. “Ter uma moeda forte para continuar o crescimento faz sentido. É a mesma visão dos últimos quatro anos.” A Pilgrim’s Pride já tem capital aberto.