No Brasil, importante país produtor e exportador das carnes de aves e suínos, a necessidade de implementar medidas de biossegurança no setor produtivo é cada vez maior. Por isso, a Bayer Animal Health – Unidade Aves e Suínos – pioneira nesta área, realizou um treinamento sobre reciclagem em biossegurança à equipe técnica da Perdigão. Ministradas pelo coordenador de Biossegurança da Bayer, Lauri Morgan, as palestras aconteceram nos dias 2 e 3 de junho, na SERP de Herval e na SERP de Capinzal e Herval D’Oeste, em Santa Catarina, respectivamente. O evento reuniu cerca de 120 produtores integrados e monitores das granjas de matrizes de produção da Perdigão.
O treinamento teve como finalidade conscientizar os participantes da importância do controle de roedores quanto aos prejuízos causados por eles, como danos aos equipamentos, instalações e, principalmente, as doenças que os mesmos podem estar transmitindo às aves e também às pessoas.
Durante as palestras, os participantes puderam tirar dúvidas relacionadas às técnicas a serem adotadas; registros e dados de consumo dos produtos utilizados. Portanto, foram discutidas as formas mais eficazes de implementar o Programa de Biossegurança Bayer.
Considerada um aspecto essencial para a qualidade de produção e para garantir a segurança alimentar, o tema Biossegurança ganha destaque na parceria de 10 anos entre a Bayer e a Perdigão. De acordo com o coordenador de Biossegurança, Lauri Morgan, “a Bayer busca, constantemente, realizar ações que agreguem o conhecimento especializado e atual aos seus clientes. E para a Perdigão, a reciclagem aperfeiçoa os processos de biossegurança, reduzindo cada vez mais os riscos de doenças nas granjas”, ressalta.
Para o Sistema Produtor de Ovos e a parte Sanitária de matrizes de HDO e CPZ da Perdigão, a parceria com a Bayer tem trazido grandes benefícios e conquistas no quesito controle de roedores e biossegurança, pois todos os conhecimentos transmitidos em visitas e treinamentos aos integrados sempre reforçam e mantém a qualidade sanitária dos matrizeiros. Colabora, inclusive, sanitariamente com todos os setores que recebem ovos de ótima qualidade.
* Com informações da Assessoria de Imprensa da Bayer.