Campeões do V Big Integração
O Grupo Big Frango é destaque na produção e comercialização de aves no País e no mercado externo. A empresa abate cerca de 500 mil aves diariamente entre as unidades de Rolândia, onde está localizada sua sede, e Santa Fé, ambas no Paraná. Para atingir tal quantidade, a Big conta, atualmente, com a colaboração de mil integrados que estão localizados num raio de até 100 quilômetros de distância dos abatedouros. De acordo com informações da empresa, produtores que, em 2002 tinham capacidade para criar seis mil aves, hoje estão com capacidade para 60 mil, ou seja, cresceram 1000%.
Os integrados recebem os pintainhos com um dia de vida e tem a responsabilidade de cuidar das aves até atingirem o peso ideal para o abate, o que leva em média 48 dias. “Para atingir a qualidade do produto final, a empresa conta com matrizes de genética importada e também dá total assistência técnica e veterinária necessária às granjas”, ressalta o diretor agropecuário da empresa, Valter Bampi. Com o sistema de trabalho em parceria, a empresa consegue planejar o abastecimento da indústria e garantir ao pequeno produtor rural uma atividade permanente e renda a cada 60 dias.
O produtor Antonio Luiz Fernandes, de Cambé (PR), é integrado da Big há 14 anos e acredita que a empresa é a que melhor oferece condições ao colaborador. “Existem inúmeros benefícios em ser um produtor integrado. O mercado dita a tabela de preços a ser pago, as exportações da empresa influenciam diretamente nisso”, pontua. A granja de Fernandes possui capacidade para alojar 40 mil frangos divididos em três galpões. A cada lote que sai de seu aviário, é realizada uma reunião para avaliar a rentabilidade. “Considero a avicultura uma atividade de grande valor econômico”, acrescenta.
A avicultura de corte vem se destacando e, com ela, a procura de pessoas interessadas em construção de aviários devido ao retorno rápido utilizando menos área para produção. Esse é o caso do integrado José Mariano Dias, da cidade de Marumbi (PR). Ele é colaborador da Big há seis anos e sua granja tem capacidade para produzir 53 mil aves, mas está em processo de expansão. “Estou construindo um terceiro galpão e, assim que concluir produzirei 90 mil frangos de corte”, revela Dias, que integra a empresa desde que iniciou na atividade. “Consigo bons resultados sendo produtor integrado, tanto que não precisarei de financiamento para a nova construção. Será feita com recursos próprios”, ressalta o produtor. Dias também relata sua rotina de trabalho. “A empresa entrega os pintinhos, me dá assistência técnica e fornece a ração. Quando o frango está pronto para o abate, ela os leva. As aves saem daqui com cerca de 3 kg a 3,5 kg. De acordo com a minha produção, o pagamento é efetuado em equivalência”, completa.
Outro caso de financiamento é o do produtor integrado Dejair Cavalini, de Apucarana (PR). Ele iniciou na atividade há três anos e meio graças há um financiamento oferecido pela Big para construção de seu galpão. “Sempre tive boas informações sobre a empresa e, certa vez, fui comprar esterco na propriedade de um integrado e ele me explicou sobre sua criação. Procurei a Big Frango para mostrar meu interesse e eles me receberam muito bem”, relata. O galpão de Cavalini tem capacidade para comportar 20 mil aves e ele já almeja o segundo. “Terminando esse financiamento vou construir outro. A avicultura de corte tem um giro econômico muito rápido comparada à outras criações, por isso acredito que é possível crescer dessa forma contando com o apoio dos técnicos e consultores da Big Frango”, finaliza o produtor.