A BRF está se movendo rapidamente este mês para expandir sua presença no Oriente Médio, fechando um acordo na quarta-feira no valor de US$ 68,5 milhões para comprar 40% do capital social da AKF, a principal distribuidora de alimentos congelados em Omã, anunciou a companhia por meio da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
A aquisição da AKF pela líder do Brasil na exportação de carne de frango ocorre poucos dias depois do anúncio da BRF sobre a assinatura de um acordo semelhante, no valor de US$ 27,8 milhões, para os restantes 40% do capital social da Federal Foods Limited, uma distribuidora de alimentos nos Emirados Árabes Unidos. A empresa já havia adquirido o controle acionário de 60% da Federal Foods em janeiro de 2013.
O acordo entre a BRF e a AKF permite à primeira adquirir os restantes 60% das ações da empresa sediada em Omã, entre 36 e 90 meses após a data de fechamento da compra original.
A AKF distribuiu produtos da marca Sadia no Oriente Médio há mais de 25 anos, confirmou a BRF. A Federal Foods distribuiu também os produtos da Sadia na região há mais de 20 anos.
Dos 3,89 milhões de toneladas em exportações brasileiras de carne de frango no ano passado, a BRF foi responsável por 45,8%, seguida pela JBS SA com 23,8%.