A empresa de alimentos BRF e a Prefeitura de Chapecó, no Oeste catarinense, confirmaram nesta quinta-feira (29) que 1,1 mil trabalhadores, que entraram em férias coletivas e layoff da linha de abate de frangos do município, vão retornar aos trabalhos.
Conforme a prefeitura, uma audiência entre o prefeito Luciano Buligon (sem partido) e representantes da empresa foi feita na tarde de quarta-feira (28).
A prefeitura diz ter sido informada que o retorno aos postos de trabalho ocorre ainda em dezembro. Já a assessoria da BRF, em nota, estima janeiro como previsão da data de retomada dos funcionários.
A diretoria Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias das Carnes e Derivados de Chapecó (Sintracarnes) não foi encontrada pela reportagem.
De acordo com a prefeitura e a BRF, serão criados 700 novos postos de trabalho para a linha de abate de perus. A expectativa é de que as contratações ocorram em março de 2019.
Layoff e férias
Em 30 de julho começaram as férias coletivas dos 1,4 mil trabalhadores da BRF de Chapecó. De acordo com o sindicato, deveria ocorrer o desligamento de 350 pessoas que trabalham no abate de perus, para o fechamento de uma linha.
Os que entraram em férias coletivas ficam duram um mês afastados, depois entram no período de layoff, cinco meses com suspensão temporária dos trabalhos remunerada.