A BRF e a empresa chinesa Dah Chong Hong Limited – DCH assinaram nesta terça-feira (14/02) documentos que oficializam a criação de joint venture, que permitirá à companhia brasileira distribuir produtos no mercado chinês, processar carnes em unidades locais, desenvolver a marca Sadia e atuar nos canais de varejo e food service na China Continental, Hong Kong e Macau.
O início das conversações entre as duas empresas foi anunciado ao mercado em maio do ano passado. A expectativa é que o negócio represente, no primeiro ano, volumes acima de 140 mil toneladas e receitas de aproximadamente US$ 450 milhões, com investimentos em capital de giro.
A joint venture contempla a participação de 50% para a BRF e 50% para a DCH, com abrangência em produtos in natura e processados; foco na geração de capacidade e a operação do mercado local, incluindo vendas, importação, suprimentos de produtos, customer clearance e trade marketing. A administração será compartilhada entre membros das duas companhias, que integrarão o Conselho de Administração e o Comitê Executivo.
Na primeira fase do projeto, caberá à BRF a produção, suporte técnico e marketing dos produtos a serem comercializados pela joint venture. A DCH atuará na cadeia de suprimentos e distribuição das operações, serviço de processamento, embalagem e serviços gerais de suporte de operação.
Tradição
A empresa Dah Chong Hong Limited – DCH, criada em 1949, é um dos maiores distribuidores de automóveis, alimentos e produtos de consumo na China, com estrutura para a distribuição de resfriados e congelados. As operações englobam os mercados de Hong Kong, Macau e China continental. É uma companhia aberta, listada na Bolsa de Hong Kong desde 2007, e subsidiária integral do conglomerado internacional Dah Chong Hong Holdings Limited (DCHH).
O DCHH é controlado atualmente, em aproximadamente 55,9%, pelo Grupo CITIC Pacific Limited, companhia aberta, listada na Bolsa de Hong Kong. O Grupo CITIC Pacific Limited é controlado pelo CITIC Group Corporation, companhia estatal incorporada à People´s Republic of China.