Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Agroindústrias

BRF recebe orientações sobre trabalho seguro em Lucas do Rio Verde (MT)

A ação é parte do programa que vem sendo desenvolvido nos principais canteiros de obras de Cuiabá e Várzea Grande.

BRF recebe orientações sobre trabalho seguro em Lucas do Rio Verde (MT)

Quase 150 funcionários das áreas operacional e administrativa de unidade frigorífica da BRF em Lucas do Rio Verde (MT) assistiram, na quinta-feira (11), à palestra sobre trabalho seguro promovida pelo Grupo Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Getrin23). A notícia foi veículada no site do Tribunal Regional do Trabalho – 23ª Região.

A ação é parte do programa que vem sendo desenvolvido nos principais canteiros de obras de Cuiabá e Várzea Grande e que conta ainda com visitas a empresas, sindicatos, prefeituras e diversas outras entidades no estado. O foco é a conscientização de empresários, gestores e trabalhadores sobre a importância de se prevenir a ocorrência de acidentes no trabalho. Ao falar para os empregados da BRF, o coordenador do Getrin, o juiz Paulo Brescovici, apresentou os dados estatísticos que reforçam a importância de o empregador fornecer treinamento e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e, da mesma forma, cobrar e fiscalizar o seu uso pelos trabalhadores. O magistrado também enfatizou a necessidade de atenção na operação com máquinas e equipamentos, a importância das pausas e do descanso (baseada nos levantamentos que revelam os horários de maiores riscos de acidentes) e de se observar as normas de segurança.

As consequências ocasionadas pela falta de prevenção, tanto para empresas e governo quanto para os próprios empregados, foi outro ponto abordado pelo palestrante. Conforme apontou, os acidentes resultam no gasto anual de R$ 71 bilhões pelo poder público brasileiro, decorrentes de despesas médicas e de seguridade social. Para as empresas, além dos problemas relacionados à necessidade de substituição de mão de obra, estão eventuais despesas judiciais resultantes de danos moral e material com os acidentes.

Já para os empregados, a consequência vai desde a convivência com limitações físicas e problemas psicológicos até o desamparo da família, em caso de morte. Ao comentar a palestra, o gerente da unidade, Lauro Tabachuk, destacou que a adoção de medidas que garantam a saúde do trabalhador são questões fundamentais não só sob o pondo de vista social como também para alcance dos próprios objetivos empresariais.