Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Agroindústria

BRF 'se desfaz' da maior empresa de carnes argentina e passa fábrica no Brasil para concorrente

Marfrig anuncia aquisição da Quickfood e acordo em que assume produção de fábrica da BRF no Mato Grosso

BRF 'se desfaz' da maior empresa de carnes argentina e passa fábrica no Brasil para concorrente

Uma das líderes mundiais na produção de carne bovina, a brasileira Marfrig comunicou à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) nesta sexta-feira (7) a aquisição da Quickfood, líder do mercado argentino em derivados de carne bovina. A companhia era controlada pela BRF e foi adquirida por 54,9 milhões de dólares, o que representa 91,89% do capital da empresa.

Em outro negócio, a Marfrig anunciou também um acordo com a BRF para assumir a produção de hambúrgueres, almôndegas e quibes da fábrica de Várzea Grande, no Mato Grosso. O custo será de R$ 100 milhões e a unidade tem capacidade para produzir 69 mil toneladas de hambúrgueres por ano. O acordo garante à Marfrig o fornecimento desses produtos à BRF por cinco anos.

Projeto de expansão

Eduardo Miron, CEO global da Marfrig, comentou a aquisição na Argentina: “Com essa aquisição reforçamos um de nossos pilares estratégicos: o foco no crescimento em produtos e marcas de maior valor agregado”. Segundo ele, o movimento é importante para gerar valor aos acionistas da Marfrig. O faturamento líquido da Quickfood foi de 352 milhões de dólares em 2017 e a empresa está listada na Bolsa de Buenos Aires desde 2002.

“Temos um compromisso inegociável com a solidez financeira”, reforça Miguel Gularte, CEO da operação América do Sul da Marfrig. “Com as aquisições dessas empresas, vimos a oportunidade de crescer, com foco e mantendo uma estrutura simples, sem abrir mão desse compromisso”, completa.

A Quickfood possui três fábricas na Argentina, com capacidade de abate de 620 cabeças de gado por dia. Ao todo, são processadas 6 mil toneladas mensais de produtos como hambúrgueres, salsichas, frios e vegetais congelados. Entre as marcas da companhia estão a Paty, a Good Mark e a Barfy, também de hambúrgueres, a Vienissima!, marca líder de salsichas, e a Green Life, de vegetais congelados.

Já o contrato com a BRF garante ainda que a fornecer produtos a empresas de alimentação fora de casa instaladas no Brasil, como franquias, e também a adequação do investimento previsto para uma nova planta de hambúrguer no país.

Ambas as operações, Quickfood e Várzea Grande, ficarão sob a gestão de Miguel Gularte, CEO da operação América do Sul da Marfrig e serão financiadas com parte do caixa da companhia. “Temos um compromisso inegociável com a solidez financeira”, diz Miron. “Com as aquisições dessas empresas, vimos a oportunidade de crescer, com foco e mantendo uma estrutura simples, sem abrir mão desse compromisso.””