Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Cooperativas

C.Vale Cooperativa inicia colheita de soja e lamenta falta de chuvas no PR

Já nas lavouras de Mato Grosso, com o clima favorável a boa produtividade está assegurada. A C.Vale Cooperativa Agroindustrial de Palotina, no Paraná, iniciou nesta semana a colheita da safra de soja.

C.Vale Cooperativa inicia colheita de soja e lamenta falta de chuvas no PR

Após iniciar a colheita da safra de soja em áreas do Oeste do Paraná, a C.Vale Cooperativa Agroindustrial ressalta que algumas lavouras podem registrar perdas de até 30% em função da falta de chuvas durante o mês de dezembro. Já nas lavouras de Mato Grosso, com o clima favorável a boa produtividade está assegurada. A C.Vale Cooperativa Agroindustrial de Palotina, no Paraná, iniciou nesta semana a colheita da safra de soja.

Conforme o gerente do departamento Agronômico da C.Vale, Ronaldo Vendrame, as chuvas registradas nos últimos dias, ajudaram, mas em algumas regiões não vai anular as perdas de dezembro.  “Esperávamos uma média de 58 sacas por hectare e podemos fechar em 50”, estima.

Mesmo com uma estiagem de 19 dias, um dos associados da cooperativa, ficou surpreso com o resultado da primeira área colhida, disse o produtor Ademir Paludo, da região da Linha Santa Fé, em Palotina. “Em 20 alqueires colhemos uma média de 160 sacas por alqueire. A nossa previsão era de 180”, revela. Paludo foi um dos primeiros produtores da região a iniciar a colheita de soja. Nos próximos dias deve colher mais 80 alqueires. A expectativa que a média continue a mesma. Nas áreas colhidas já está plantando o milho safrinha.

Em Campina da Lagoa, o associado José Natal Alves espera colher até 55 sacas/ha em 170 hectares destinado para o cultivo do grão.

A C.Vale atua em área do Paraná, Mato Grosso, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Paraguai. A  cooperativa agroindustrial têm capacidade para armazenar 1.375.400 toneladas de grãos e 256.484 toneladas de insumos em 67 unidades de recebimento.