Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Cade aprova compra da Só Frango pela Sadia

<p>Conselheiros concluíram, por unanimidade, que o negócio não prejudica a concorrência.</p>

Redação AI 24/03/2005 – O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, ontem, a compra da Só Frango pela Sadia. Os conselheiros concluíram, por unanimidade, que o negócio não prejudica a concorrência. A Só Frango foi adquirida pela Sadia por R$ 71,5 milhões em 22 de dezembro de 2004.

Conforme informações do processo no Cade, a aquisição beneficiou a Sadia “ao gerar uma importante economia na distribuição”. Outros pontos positivos do negócio para a Sadia são: a aproximação da empresa aos produtores de matérias-primas e aos principais centros de consumo da região central do país e a economia de escala obtida com a aquisição. Essa economia permite à Sadia incrementar a sua capacidade de exportação, diz o processo no Cade.

Para a Só Frango, o negócio também foi benéfico pois “representou a resposta para um sério dilema de sucessão familiar e crescimento empresarial”, afirmou o relator do processo, conselheiro Roberto Pfeiffer.

O Cade concluiu que o aumento da concentração de mercado foi pequeno após a Sadia comprar a Só Frango. A Sadia detém 12,92% do mercado de frango e ganhou os 0,85% da Só Frango. No mercado de produtos industrializados congelados, a Sadia possui 27,2% – uma participação considerada alta -, mas obteve o acréscimo de apenas 0,8% da Só Frango. Neste mercado, existem outras fortes competidoras, como a Perdigão (27,4%), a Aurora (6,7%) e a Seara (4,2%).