Conforme os dados divulgados na quarta-feira (15/08) pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), os preços da carne suína estão em queda no mercado atacadista da Grande São Paulo. Enquanto em julho a carcaça especial suína era negociada a R$ 7,93/kg, em agosto (até o dia 14), a média está em R$ 6,82/kg, recuo de 14%.
Segundo pesquisadores o Cepea, a influência para as baixas vem do acúmulo de estoques nas redes atacadistas e também da desvalorização do suíno vivo. Ainda assim, vale ressaltar que o preço registrado na parcial deste mês supera em expressivos 25,9%, em termos reais, o registrado no mesmo período do ano passado (valores deflacionados pelo IPCA de julho/19).
Desde o dia 1º de agosto de 2019, os Indicadores do Suíno Vivo CEPEA/ESALQ passaram a ter como base os valores recebidos por produtores independentes. Nos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, os preços recebidos pelos produtores integrados deixam de ser incluídos no cálculo dos Indicadores. Além disso, os negócios a prazo passarão a ser convertidos para à vista com base na Taxa CDI (até o final de julho de 2019, a taxa de desconto utilizada é a NPR).