O Prêmio Quem é Quem 2018 o primeiro dia da AveSui 2018 coroando as maiores e melhores cooperativas de aves, suínos e peixes do País. A cerimônia, que ocorreu na noite de quarta-feira (1), na Lar Centro de Eventos, em Medianeira, destacou os trabalhos dessas instituições em dez categorias, dentre elas Inovação, Desempenho Econômico-Financeiro, Responsabilidade Ambiental, Responsabilidade Social, Desenvolvimento Sustentável, Gerência e Assistência Técnica. A C Vale, de Palotina, recebeu cinco prêmios. De Medianeira, a Lar foi a escolhida para as categorias Inovação e Assistência Técnica. Outras cooperativas premiadas foram Frimesa, Aurora, Primato e Coopavel.
Primeira a falar durante a cerimônia, Andrea Gessulli, diretora da Gessulli Agribusiness, que promove a AveSui, destacou a importância do trabalho das cooperativas nos mais variados segmentos e o papel das mesmas em um desenvolvimento econômico e social. “As cooperativas ganharam papel de destaque e se tornaram fundamentais na área em que atuam”, pontuou. Andrea destacou que o Prêmio Quem é Quem, diante de tudo isso, passa neste ano a premiar as cooperativas em dez categorias. Anteriormente, eram apenas Desempenho Econômico-Financeiro, Responsabilidade Ambiental, Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável.
O presidente da Lar, Irineo da Costa Rodrigues, anfitrião do evento – que acontece no centro de eventos da cooperativa –, falou em seguida sobre a importância da AveSui e do Quem é Quem para o setor. “O Prêmio Quem é Quem é um grande incentivo, nós termos nossa equipe de técnicos e cooperados sendo premiados, o que é um sinal de que nosso trabalho está indo bem”, aponta.
A Lar recebeu dois troféus do Quem é Quem. Com 59,27 pontos a cooperativa ficou em primeiro lugar na categoria Inovação. Outra conquista foi o primeiro lugar em Assistência Técnica, que destacou o trabalho do colaborador da Lar, Marcos José Paulus.
O grande destaque da noite do Quem é Quem, contudo, foi a C Vale, que conquistou cinco prêmios. A cooperativa ficou em primeiro lugar nas categorias Social, Ambiental, Sustentabilidade, Gestor Operacional – Reni Eduardo Girardi, e Mulher Cooperada – Ladi Araldi.
“Receber um prêmio ou dois já é bastante coisa, mas quatro? Não tenho palavras. Não é uma coisa fácil e mexe com a emoção o reconhecimento que temos pelas pessoas que fizeram isso acontecer. Apenas deixo as coisas acontecerem, não sou eu que faço”, ressaltou Alfredo Lang, presidente da cooperativa, acrescentando que a C Vale sempre busca o melhor em tudo o que faz.
Classificação
Categoria econômico-financeiro
1º Aurora
2º Castrolanda
3º Frimesa
Categoria social
1º C-Vale
2º Frimesa
3º Languiru
Categoria ambiental
1º C-Vale
2º Lar
3º Aurora
Categoria Sustentabilidade
1º C-Vale
2º Frimesa
3º Languiru
Categoria assistência técnica
1º Lar – Marcos José Paulus
2º C-Vale – Cassiano Leopoldo Busatta Pasa
3º Copavel – Camila Fachi
Categoria Gestor Operacional
1º C-Vale – Reni Eduardo Girardi
2º Castrolanda – Everton Ricardo Tomazetti Segatto
3º Coopavel – Eduardo Villas Boas Leffer
Categoria melhor gestor cooperado aves
1º Coopavel – Altieres Pergorago
2º C-Vale – Kenji Della Pria Hatamoto
3º Lar – Dirceu Hoepers
Categoria melhor gestor cooperado suínos
1º Primato – Ladir Rosseto
2º Lar – Marco Daniel Graef
3º Frísia – Victor Augusto Aardoom
Categoria mulher cooperada
1º C-Vale – Ladi Araldi
2º Castrolanda – Débora Cristine Fanha P. Noordegraaf
3º Lar – Ivonir Fatma Capeller Destro
Categoria inovação
1º Lar
2º Frimesa
3º Coopavel
Categoria varejo
1º Frimesa
2º Lar
3º Aurora