Atenta ao desenvolvimento técnico da suinocultura, a Ceva Saúde Animal confirma a sua tendência de estar presente nos principais eventos do agronegócio brasileiro. A empresa, que coloca a disposição do mercado mais de 100 produtos voltados para a saúde e bem estar dos animais nos setores de bovinocultura de leite e corte, eqüinos, suínos, caprinos, ovinos e pet esteve presente no 14º Congresso da Abraves – Associação de Veterinários Especialistas em Suínos para apresentar seu mais novo trabalho científico envolvendo o medicamento Leucomag, um antibiótico do grupo dos macrolídeos usado para o controle e tratamento de pneumonias e algumas doenças entéricas. O evento aconteceu entre os dias 27 e 29 de outubro, na cidade de Uberlândia (MG).
O estudo, publicado sob o título de Avaliação sorológica da prevalência de anticorpos contra Lawsonia intrecellularis em suínos de diferentes idades em granjas no Brasil, apresenta o resultado compilado de vários soroperfis realizados em diversas granjas do país. O soroperfil, segundo explica o Gerente Técnico de Suínos da Ceva Brasil e um dos autores da pesquisa, Eduardo Wollmann, é uma ferramenta que mostra a realidade de cada cliente em relação ao grau de infecção da Lawsonia, além do momento de ocorrência dessa infecção, possibilitando o posicionamento do medicamento Leucomag na ocasião mais adequada em relação à infecção. “Esse tipo de tratamento diferencia a CEVA de outras empresas do mercado. O serviço técnico customizado leva em consideração dados dos planteis com uso de amostragens com significância estatística, fundamental no momento da tomada de decisão e também para o posicionamento de drogas nos programas terapêuticos para suínos”, argumenta Wollmann.
Os resultados dos estudos mostram aos produtores e veterinários em geral que cada sistema apresenta um grau de infecção único e dependente de alguns fatores como, por exemplo, o desenho das granjas. “Esse conhecimento possibilita aos produtores o uso de drogas somente no exato momento onde há a necessidade de sua utilização melhorando assim a relação custo-benefício dos programas terapêuticos”, explica Eduardo Wollmann.
Durante a apresentação do trabalho no Congresso, o Gerente de Suínos da CEVA conta que houve uma participação importante dos presentes, dentre eles professores e pesquisadores que reagiram de forma positiva ao estudo, o que fortalece a necessidade de levantamentos epidemiológicos nacionais e a tendência do serviço técnico como importante ferramenta para otimizar os resultados de clientes de produtos veterinários. Realizado a cada dois anos pela Associação de Veterinários Especialistas em Suínos (Abraves), o Congresso é o principal evento técnico-científico da suinocultura brasileira.
Sobre o Leucomag 30 PR – O Leucomag 30 PR é um premix à base de leucomicina, um macrolídeo de baixo peso molecular, indicado para controle das doenças bacterianas respiratórias em suínos, melhorando o desempenho dos animais. O medicamento, resultado do contínuo investimento em pesquisa, alta tecnologia e qualidade, se apresenta na classificação dos melhores macrolídeos no mercado brasileiro.
Por conta da sua rápida e completa absorção intestinal, além da ótima distribuição em pulmões e sacos aéreos, o Leucomag demonstra excelentes resultados em granjas com melhores desempenhos em conversão alimentar e ganho de peso diário. Disponível em duas apresentações (baldes plásticos de 5kg e sacos plásticos de 25kg), o Leucomag é vendido em todo o país.