Da Redação 23/05/2005 – A Aurora anunciou que pretende comprar e modernizar a unidade da Chapecó Alimentos em Chapecó (SC), cuja falência foi decretada em abril passado. A fábrica foi arrendada pela Aurora em dezembro de 2003, num contrato que prevê a opção de compra em novembro deste ano.
Mas a Aurora pedirá a prorrogação desse prazo por mais seis meses à Justiça de Santa Catarina, que decretou a falência da Chapecó. A Aurora quer usar recursos financiados para fechar a aquisição.
Pela decisão da Justiça, os arrendamentos das quatro unidades da Chapecó foram mantidos. Além da Aurora, a Diplomata arrenda a unidade de Xaxim (SC) e a Globoaves, a de Cascavel (PR). A fábrica de Santa Rosa (RS) foi arrendada pela Alibem. Segundo a Aurora, o contrato de arrendamento prevê que, em caso compra, o preço-referência ajustado “será R$ 58 milhões com a correção do período e a dedução (desconto) dos aluguéis pagos”.
Hoje, a Aurora não abate na unidade, mas pretende fazê-lo caso a compra seja fechada. Também planeja elevar a produção de 4.500 toneladas mensais de produtos processados.