Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Status Sanitário

Chile confirma primeiro caso de Influenza aviária em unidade produtiva e suspende exportações

O ministro da Agricultura, Esteban Valenzuela, especificou que o caso foi detectado em uma fazenda da Agrosuper na comuna de Rancagua e que a OMS foi informada e as exportações de carne de aves foram suspensas.

Chile confirma primeiro caso de Influenza aviária em unidade produtiva e suspende exportações

O Chile confirmou o primeiro caso de influenza aviária em uma fazenda industrial avícola privada na região de O’Higgins. O Serviço Agrícola e Pecuário do Chile (SAG) ativou imediatamente o protocolo de controle para conter a doença, que inclui o abate das aves afetadas e o isolamento da área. As exportações de carne de aves foram suspensas e a certificação das exportações de produtos avícolas nacionais foi interrompida como medida de precaução.

Desde que um vírus altamente patogênico chegou ao país por meio de aves migratórias em dezembro de 2022, 12 regiões apresentaram casos positivos de influenza aviária altamente patogênica em aves silvestres e domésticas, com um total de 27 espécies de aves afetadas. O SAG apela aos proprietários de aves para implementarem medidas rigorosas de biossegurança em suas instalações para evitar o contato com aves selvagens ou outras que possam estar infectadas. Em caso de sintomas suspeitos de gripe aviária de alta patogenicidade, os proprietários devem entrar em contato imediatamente com o SAG pelos canais de comunicação disponíveis. A recuperação do status de país livre da gripe aviária é esperada em menos de 30 dias, graças aos protocolos e medidas implementadas pelo SAG.