Um sistema biológico automatizado para o tratamento de emissões gasosas de uma churrascaria de Curitiba é desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), desde o ano passado, e com resultados promissores. O sistema que começou a ser testado em 2011 reduziu em 30% as emissões de odor das churrasqueiras do Devon’s Grill, no Centro Cívico.
Além de tratar do problema do cheiro, o sistema utiliza uma cultura mista de microrganismos que aproveita o gás carbônico presente na fumaça para produzir biomassa. Todo o sistema instalado é um protótipo, e se assemelha à paineis solares que filtram a fumaça e produzem a biomassa.
“Os resultados têm sido muito positivos. Lembrando que ele é inédito no mundo”, conta um dos coordenadores do Tecpar, Anderson Sakuma. Todo o processo já foi patenteado. Sakuma garante que existe a possibilidade de se eliminar 100% da emissão gasosa.
O estudo para a elaboração deste sistema começou quando o empresário Augusto Farfus procurou o Tecpar em busca de uma solução para a emissão dos gases. Ele procurava uma solução inovadora com responsabilidade socioambiental.
Uma linha de pesquisa já existente foi então aprofundada e direcionada para o desenvolvimento do sistema. Neste sistema, a fumaça é redirecionada e borbulhada em dois reatores biológicos de 500 litros, local com meio líquido contendo um cultivo de microalgas que se alimentam do gás carbônico antes de serem liberadas no ambiente, já sem odor.