Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Equipamentos

Cisterna na avicultura

Tecnologia para captação de água da chuva na granja é uma alternativa para avicultores e um benefício ao meio ambiente.

Cisterna na avicultura

A cisterna é uma tecnologia para a captação de água da chuva e representa uma solução para os produtores de aves e, além disso, é uma importante medida na preservação dos recursos hídricos. O cooperado da Coasul Cooperativa Agroindustrial de São João (PR), Paulino Capelin Fachin, seguiu essa tendência e instalou em sua granja uma cisterna com capacidade para 400 mil litros de água. Esta é a primeira construída em aviários da cooperativa.

O responsável pela instalação, Cleberson Wegner, explica que no caso de Fachin, que tem uma granja com 7.800 m² de área de produção, em um dos dois aviários foi montado uma estrutura de captação com área de aproximadamente 2.200m² na cobertura. “Como exemplo podemos citar uma precipitação de 100 mm que gerará aproximadamente 200 mil litros armazenados na cisterna”, detalha.

Finalidade – A água armazenada será utilizada em toda a atividade avícola, principalmente nos sistemas de resfriamento interno das granjas, nos arcos de desinfecção, limpeza e lavagem dos equipamentos e sistemas secundários em banheiros e sanitários.

Durabilidade

A construção de uma cisterna leva em média uma semana para ficar pronta. Segundo Cleberson é preciso fazer análise do local onde ela será instalada. A cisterna também pode ser adaptada para qualquer atividade agropecuária, de acordo com a necessidade do produtor. “Como está sendo utilizado material metálico galvanizado a durabilidade pode chegar a 20 anos”, explica Wegner .

A cisterna é formada por um conjunto de estruturas, composta pelo sistema de captação, sistema de filtragem, reservatório de armazenamento e sistema de tratamento da água. O modelo mais utilizado é o de captação de água de telhados.

Poço X cisterna – O Encarregado da Qualidade Total na Propriedade, Marcos Bertoncello, aponta que muitos produtores optam por perfurar poços artesianos para captação de água subterrânea, o qual tem um custo elevado de perfuração. Mas, como lembra ele, para isso é preciso obter uma autorização ambiental a Outorga de Perfuração e Uso de Recursos Hídricos, e ainda corre se o risco de não encontrar água, e se sim, pode não ser suficiente para a atividade. “O poço pode causar vários impactos ambientais se não forem obedecidas as exigências da Legislação, ao contrário da cisterna”, completa Bertoncello.

Outra vantagem

Outra vantagem é que a construção de cisternas também auxilia na contenção de enchentes e a erosão, represando parte da água, que é drenada para os rios, garante a continuidade das atividades agropecuárias em sua propriedade em época de seca; diminui o custo para o agricultor e para o poder público no transporte de água com caminhões e tratores, podendo esses recursos, ser usados em outras obras.