Os cooperados e três cooperativas do Brasil, que é a maior região produtora de carne suína do país, acabam de inaugurar uma nova indústria altamente tecnológica e com ações de responsabilidade social. Localizada em Castro, no Paraná, a Unidade Industrial de Carnes (UIC), composta pelas cooperativas Frísia, Capal e Castolanda, irá produzir a marca Alegra Foods.
Investindo em abate e processamento, a UIC tem como objetivo produzir carne de alta qualidade, com respeito ao consumidor, total domínio da rastreabilidade da cadeia e reforçar ainda mais o nome da região como sinônimo de produtos com alto padrão. “Na UIC foi investido R$ 250 milhões. Ela é a planta frigorífica mais moderna da América Latina, que conta com a primeira linha de desossa aérea de pernil do mundo e a primeira linha de desossa aérea contínua da América Latina. Essas tecnologias garantem uma menor manipulação da carne e, consequentemente, menos riscos de contaminação”, conta o superintendente da Unidade Industrial de Carnes (UIC), Ivonei Durigon.
Além disso, a unidade irá gerar centenas empregos diretos, sendo que, desse total, 40% são mulheres. O frigorífico também conta com um sistema sustentável de captação da água da chuva dos telhados e do pátio, que é utilizada na planta. “Atualmente são 750 pessoas, mas em 2016 estão previstas mil pessoas e, até 2019, duas mil. A unidade irá abater 2,3 mil suínos por dia, mas, até 2019, quando a planta estará operando dentro de sua capacidade máxima, a previsão é dobrar essa quantidade”, explica Durigon.
Com recursos das três cooperativas, BNDES e BRDE a estratégia dos cooperados é alcançar o mercado interno como uma marca de alto padrão de qualidade. “No mercado internacional, queremos ampliar a exportação. Hoje exportamos para 14 países, entre eles Dubai, Uruguai e Hong Kong”, concluí o superintendente.