Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Missão Internacional

Com visita à agência sanitária da Coreia do Sul, Paraná quer acelerar venda de carne suína

Governador defendeu o status atual do Paraná como área livre de febre aftosa sem vacinação e de área libre da peste suína clássica independente. 

Com visita à agência sanitária da Coreia do Sul, Paraná quer acelerar venda de carne suína

Os inspetores da Animal and Plant Quarantine Agency (APQA), agência sanitária da Coreia do Sul, visitarão os frigoríficos e abatedouros de suínos no Paraná nos próximos meses, após convite feito pelo governador do estado, Carlos Massa Ratinho Junior, acompanhado de sua comitiva. A visita faz parte do processo de chancela do Estado para a exportação ao país asiático, o que permitiria aos produtores paranaenses aumentar o volume da produção, agregar mais valor às vendas e beneficiar toda a cadeia produtiva.

O Paraná já é um dos maiores parceiros comerciais da Coreia do Sul, e a visita dos inspetores da APQA deve acelerar o processo de venda da proteína suína ao mercado sul-coreano, gerando mais empregos e renda à população paranaense. Desde 2019, a Coreia do Sul passou de 14º para o 8º maior destino das exportações paranaenses, e o valor exportado praticamente dobrou no período, passando de US$ 302 milhões para US$ 601 milhões.

Atualmente, mais de 30,5% do montante exportado ao país asiático é de carne de frango, seguido pelas exportações de farelo de soja, soja em grão e cereais. Os números demonstram a importância do setor agrícola na balança comercial do Paraná e o grande potencial de crescimento em caso de abertura da venda de suínos.