Uma nova remoção de 35,85 mil toneladas de milho em grãos está prevista para diversos estados das regiões Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste, Goiás e para o Rio Grande do Sul. Para isso, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizará, nesta sexta-feira (17), leilão público para contratação de frete com objetivo de remover o cereal localizado em Mato Grosso.
De acordo com o edital publicado no site da Conab, o produto está armazenado nas cidades mato-grossenses de Vera e Sorriso e terão como destino os estados da Bahia (Itaberaba e Ribeira do Pombal), Ceará (Crateús, Sobral, Tauá, Iguatu, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Russas e Morada Nova), Espírito Santo (Cachoeiro do Itapemirim), Goiás (Goiânia, São Luís de Montes Belos), Paraíba (Campina Grande, João Pessoa e Patos), Pernambuco (Recife), Piauí (Campo Maior, Teresina e Parnaíba), Rio Grande do Norte (Açú, Umarizal, Caicó, Currais Novos, Mossoró e Natal), Rio Grande do Sul (Cruzeiro do Sul) e São Paulo (Bernardino de Campos).
As empresas interessadas em participar devem comprovar que têm atividade econômica principal compatível com o serviço a ser realizado, que é o de transporte de carga, e estar regularmente cadastradas em uma Bolsa de Mercadorias. Além disso, é indispensável a inscrição em sistemas como o de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf), no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (Cadin), no Sistema de Registro e Controle de Inadimplentes da Conab (Sircoi) e no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais (Sican).
O transporte de milho realizado pela Conab tem como objetivo abastecer o Programa de Vendas em Balcão (ProVB), operado pela Companhia em todo o Brasil. Por meio dele, pequenos criadores de animais e micro agroindústrias têm acesso aos estoques de produtos agrícolas sob gestão da Companhia, a preços compatíveis com os praticados em pregões públicos ou com os dos mercados atacadistas locais.