Redação (29/06/07) – O principal problema em farelo de soja é a desativação dos fatores antinutricionais do grão. Sendo assim, o Conjunto Container Oil, produzido pela Alliance Indústria Mecânica Ltda. – sediada em Ourinhos (SP), atende perfeitamente estes requisitos.
Segundo a empresa, um Conjunto Container Oil está em funcionamento em uma companhia no município de São Gabriel do Oeste (MS), cujo padrão de atividade ureática do farelo produzido é de 0,10 e a proteína solúvel numa média de 80%. A média de produção do sistema é de 700 kg grão/hora, com 80% de farelo, 12% de óleo e 2,5% de casquinha. O equipamento permite a regulagem para produzir farelo com teores diferentes de óleo. “O diferencial deste conjunto é atender com segurança as normas Boas Práticas de Fabricação (BPF) do Ministério da Agricultura, com o lucro adicional do óleo para o produtor”, dizem os executivos da Alliance.
O conjunto, com a configuração para 0,7 ton/hora, tem as seguintes dimensões: 2,0 X 8,0 X 7,0 m e pesa em torno de 15 toneladas.
Na mesma empresa, em São Gabriel do Oeste, também está instalado um grupo gerador para 350 KW, movido exclusivamente com óleo de soja filtrado e produzido nesta máquina. Este equipamento, segundo a Alliance, é financiado pelo BNDES.