Com o objetivo de desenvolver a região Norte gaúcha como um polo da avicultura, a Prefeitura de Trindade do Sul firmou parceria com a empresa Diplomata, que prepara operação de um frigorífico no município com foco no mercado internacional. Segundo o prefeito, Valdomiro Bosa, a iniciativa foi viabilizada por meio do investimento de R$ 10 milhões, entre recurso do governo federal e contrapartida do governo municipal. O repasse do Ministério da Agricultura ocorreu em 2009, e serve para oferecer estrutura básica à instalação da indústria. “Em consequência, está acontecendo grande movimentação para estruturar a produção avícola”. Bosa destaca que pelo menos 30 cidades ligadas à Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop) e à Associação dos Municípios do Alto Uruguai (Amau) estarão agregadas à produção.
A região conta com 200 produtores de aves para abate no Frigorífico Diplomata, localizado em Xaxim (SC). A expectativa é que, com o funcionamento da planta, que está na fase de construção das galerias, o número de aviários aumente para mil, resultando em 2,5 mil empregos diretos. “A empresa impulsionará a produção de trabalho e renda numa região que sempre exportou mão de obra aos grandes centros”.
Economia
Convênio desenvolve avicultura no norte do Rio Grande do Sul
Prefeitura de Trindade do Sul (RS) firmou parceria com a empresa Diplomata, que prepara operação de um frigorífico no município com foco no mercado internacional.