Redação AI 03/12/2003 – 10h05 – A Coopavel comemorou neste mês de novembro uma marca histórica. Apenas cinco anos depois de colocar em operação seu matrizeiro próprio, a cooperativa já alcança a auto-suficiência na produção de pintainhos. Com a construção de uma nova unidade de reprodução, o matrizeiro conta agora com nove núcleos, sendo três de recria e seis de reprodução, totalizando cerca de 76 mil metros quadrados.
Na outra ponta do processo, a cooperativa abate mensalmente 2.970 milhões de aves, 140 mil aves por dia. De acordo com o diretor presidente da cooperativa, Dilvo Grolli, o projeto avícola iniciado em 1998 já teve até agora investimentos de R$ 12 milhões e receberá ainda mais R$ 6 milhões até 2004 para implantação de um incubatório.
Segundo Dilvo Grolli, a auto-suficiência na produção de pintainhos “dará mais segurança e equilíbrio nos custos da cooperativa”, uma vez que a compra de pintainhos no sistema terceirizado representa 12% do custo final da carne de frango, um alto valor e de boa rentabilidade. “Com isso, a Coopavel tem segurança da qualidade no fornecimento e garante o mix de lucratividade da empresa”, afirma.