A Cooperativa Agroindustrial Alfa, com sede em Chapecó, SC, confirmou dia 25 de maio em Erechim (RS), a compra de um dos vários ramos de negócio do grupo gaúcho Sementes Estrela & Futura Agrícola. Trata-se de sete unidades de armazenamento de grãos, por R$ 44 milhões, sendo 100% de recursos próprios e máximo de seis meses de prazo para quitação.
O presidente da Cooperalfa, Romeo Bet, anunciou a transação em coletiva de imprensa, após três curtos meses de conversação com o diretor do Grupo Gaúcho, Efraim Fischmann. Este, disse ser a saída da empresa do negócio grão comerciais, “uma grande oportunidade de investimentos em alta tecnologia de sementes, uma das especialidades da companhia, que comunga de valores éticos e de confiança idênticos ao da cooperativa compradora”.
Aves e Suínos
Na coletiva, a diretoria da Cooperalfa, que em 2017 festeja 50 anos e pretende ultrapassar a fita dos R$ 3 Bilhões em receita total, também anunciou o aluguel de oito unidades da Cotrel, de Erechim, para atendimento aos agricultores e demais públicos. Estão acertadas locações no centro de Erechim, Polígono, Barra do Rio Azul, Severiano de Almeida e Gaurama. No ´pacote´, disse Bet, entrou o Posto de Resfriamento de Leite da Cotrel e outras duas unidades de vendas foram arrendadas de terceiros – em Aratiba e Viadutos. Todas as lojas deverão estar em perfeito funcionamento em no máximo 60 dias. “Com essa estratégia, são 15 novos CNPJs e a Alfa passa a interagir tecnicamente com os proprietários de 300 aviários, mais 300 suinocultores – que somam perto de 16 mil matrizes -, e diretamente com 277 produtores de leite”, informou o supervisor de filiais, Jorge Brock. “A meta para 2018, é superar os 300 milhões de receita bruta no RS”, alinhou Brock, “10% do volume total de negócios deste ano. Hoje, já são mais de mil associados de Erechim e municípios próximos”.