Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Coopercentral Aurora amplia vendas externas

<p>Cooperativa obteve crescimento de 19,8% nas exportações do período janeiro-novembro de 2005.</p>

Da Redação 16/12/2005 – Apesar da taxa cambial desfavorável com o real sobrevalorizado em relação ao dólar   a Coopercentral Aurora obteve crescimento de 19,8% nas exportações do período janeiro-novembro de 2005 (em relação ao mesmo período de 2004), quando as vendas externas atingiram R$ 391,6 milhões de reais.

O presidente José Zeferino Pedrozo observa que a expansão das operações no mercado internacional foi dificultada pelas barreiras tarifárias e não-tarifárias, a valorização do real em relação ao dólar, a greve dos fiscais agropecuários do Ministério da Agricultura e o fechamento temporário de alguns mercados em conseqüência da febre aftosa.

No segmento de carnes suínas, o volume total exportado nos onze meses de 2005 chegou a 42.924 toneladas, o que representa aumento  de 6,74%. Essas vendas no mercado externo representam um faturamento de R$ 220,9 milhões de reais, ou seja, 20,5% de expansão em comparação a 2004. Os principais produtos exportados foram pernil, meia carcaça, paleta, sobrepaleta, carré, lombo e barriga, carcaças inteiras congeladas e miúdos congelados.

A Aurora ocupa a terceira posição no ranking brasileiro de exportadores de carne suína. Os países importadores são Albânia, Argentina, Bulgária, Ucrânia, Rússia, Holanda, Hong Kong, Kasaquistão, Moldova, África, Ucrânia, Emirados Árabes, Uruguai, entre outros. Os principais concorrentes são a União Européia, Canadá e Estados Unidos.

As vendas de carnes de frango no mercado externo atingiram 46.132 toneladas, volume 0,68% superior, enquanto o faturamento obtido com as exportações chegou a R$ 157,7 milhões de reais, configurando uma receita 15,03% maior que 2004. Os principais produtos exportados foram frango inteiro e cortes com osso e sem osso, além de miúdos congelados e salsichas. A Aurora  manteve a sétima posição no ranking brasileiro de exportadores de carne de frango.

Os principais compradores foram Albânia, Angola, Antilhas Holandesas, Arábia Saudita, Argentina, Armênia, Azerbaijão, Bélgica, Bulgária, Espanha, França, Gabão, Alemanha, Holanda, Hong Kong, Iraque, Japão, Moldova, China, Rússia, África, Emirados Árabes, entre outros.

Na linha de suco concentrado e óleo essencial de laranja, a Aurora incrementou as vendas externas para 3.676 toneladas (7,54% de crescimento), obtendo receitas de R$ 6,5 milhões de reais (+1,08%) nos mercados da Holanda, Espanha, Estados Unidos, Alemanha e Venezuela. Pela primeira vez foram fechadas exportações de lácteos leite em pó no montante de 1.312 toneladas  R$ 6,3 milhões de reais.