Diretoria da Aurora |
Redação (13/04/06) – Uma das maiores expressões do cooperativismo brasileiro, a Cooperativa Central Oeste Catarinense (Aurora Alimentos) ocupa vitoriosa posição entre os maiores grupos agroindustriais do país. Com sede em Chapecó, a Aurora reúne 17 cooperativas singulares que, no conjunto, representam cerca de 73,5 mil produtores rurais. Nossa missão é crescer para garantir a inserção dos pequenos produtores no mercado nacional e no exterior, resume o presidente José Zeferino Pedrozo.
De acordo com a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Carne Suína (ABIPECS), obteve 7,18% do mercado de carne suína. No segmento de frangos, está entre os sete maiores, com 2,3% do abate nacional, segundo a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frango (ABEF). Em termos de industrializados, a Aurora ocupa a terceira colocação, com 8,3% de participação conforme dados da AC Nielsen.
Expressando esse status, a Coopercentral Aurora figurou com destaque em todos os ranking das mais respeitadas instituições econômicas do país. A revista Exame classificou-a na 183 posição entre as 500 Maiores e Melhores do Brasil, ficando 15 posições acima em relação ao ano anterior. A Gazeta Mercantil anunciou-a como a terceira maior cooperativa do país no Balanço Anual 2004. A revista IstoÉ Dinheiro proclamou-a como a 156 no ranking das 400 Melhores Empresas do Brasil. O jornal Valor Econômico conferiu-lhe o 158 posto entre as 1000 Maiores e Melhores, 24 posições acima em comparação com o ano anterior.
A Aurora nasceu, em 1969, da reunião de oito cooperativas de produção agrícola (hoje são 17) que perceberam a importância estratégica da conjugação de esforços, em grau superior, para superar a condição de fornecedor de matéria-prima a que estavam destinados os produtores rurais. Ao organizar a produção em nível regional e obter uma oferta em escala, a Coopercentral Aurora criou as bases para a industrialização da produção gerada pelos associados das cooperativas singulares filiadas. A determinação e o arrojo dos dirigentes cooperativistas tendo à frente o saudoso pioneiro Aury Luiz Bodanese permitiram construir uma estrutura agroindustrial capaz de absorver, transformar e conquistar mercado para essa produção.
Ao completar 37 anos, a Coopercentral Aurora apresenta resultados em duas dimensões. Na dimensão interna, processa a matéria-prima gerada por mais de 73.500 famílias rurais associadas às 17 cooperativas filiadas à Coopercentral, garantindo renda e mercado. No plano externo, tornou-se uma empresa do setor de alimentos e não mais, apenas, de produtos cárneos, com marcante inserção nacional e crescente participação no comércio internacional. Essa nova visão foi formatada no atual planejamento estratégico da cooperativa e manifestou-se, concretamente, com a diversificação de seu mix de produção e o lançamento da linha de lácteos, pizzas e sucos, entre outras ações.
Matriz Aurora em Chapecó (SC) |
A Aurora tem atuado também como difusora do conhecimento científico, assegurando o acesso do pequeno produtor aos avanços da pesquisa agropecuária. A proteção econômica, a atualização tecnológica e a defesa política que a Aurora proporciona ao seu universo de cooperados são faces da doutrina cooperativista. Graças ao cooperativismo, o campo incorporou novas tecnologias, diversificou as atividades, tecnificou a agricultura e outras explorações pecuárias, adquiriu mais máquinas e equipamentos, automóveis e utilitários, móveis e eletrodomésticos. O cooperativismo ajudou a levar a eletrificação rural a todos os recantos, garantiu assistência técnica em todas as propriedades rurais, proporcionou habitação e saneamento. Enfim, elevou a qualidade de vida da família rural.
ESTRUTURA PRÓPRIA
Unidades industriais de aves: 3 (duas próprias, uma arrendada)
Unidades industriais de suínos: 8 (seis próprias, duas arrendadas)Indústria de sucos: 1
Fábricas de rações: 4 (duas próprias, duas arrendadas)
Incubatórios: 2 (um próprio, um arrendado)
Unidades armazenadoras de grãos: 3
Granjas matrizes de aves: 3 (duas próprias, uma arrendada)
Granjas de melhoramento genético de suínos: 5 (quatro próprias, uma arrendada)
Distribuidores: 32
Clientes: 45.000
Número de funcionários: 9.277
RANKING AURORA
1 em abate de suínos em Santa Catarina
3 maior cooperativa do Brasil (segundo o Jornal Gazeta Mercantil)
3 em abate de suínos no Brasil
7 em abate de aves no Brasil
48 maior empresa do sul do país
158 empresa brasileira (segundo o Jornal Valor Econômico a Aurora está entre as mil maiores e melhores empresas brasileiras)
183 no ranking brasileiro de empresas (segundo a Revista Exame a Aurora está entre as 500 empresas maiores e melhores do Brasil)
COOPERATIVAS FILIADAS
COOPERALFA Chapecó, SC, presidente: Mário Lanznaster
COPÉRDIA Concórdia, SC, presidente: Neivor Canton
COPERCAMPOS – Campos Novos, SC, presidente: Vilibaldo E. Schmid
CAMISC – Mariópolis, PR, presidente: Ari Antonio Reisdoerfer
CASLO – São Lourenço do Oeste, SC, presidente: Valentin Macedo
COOPER A1 – Palmitos, SC, presidente: Luiz Hilton Temp
COOPERVIL Videira, SC, presidente: Luiz Vicente Suzin
COOPER ITAIPÚ (CRIL) – Pinhalzinho, SC, presidente: Marcos Antonio Zordan
COPERIO – Joaçaba, SC, presidente: Décio Sonaglio
OOPER AURIVERDE (CRAL) Cunha Porã, SC, presidente: Cláudio Post
COLACER Lacerdópolis, SC, presidente: Fidélis Mantovani
COASGO São Gabriel do Oeste, MS, presidente: Balduíno Maffessoni
COTRISOJA – Tapera, RS, presidente: Aurélio Vicari
COTRIBÁ Ibirubá, RS, presidente: Celso Leomar Krug
COTRIJAL – Não Me Toque, RS, presidente: Nei César Manica
COTRISAL Sarandi, RS, presidente: Walter Vontobel
COTREL Erechim, RS, presidente: Luiz Gonzalves Paraboni Filho
DIRETORIA
Presidente: José Zeferino Pedrozo
Vice-presidente: Mário Lanznaster
Secretário: Luiz Hilton Temp
Conselheiros: Neivor Canton e Ney Manica
Diretor industrial: Vincenzo F. Mastroagiacomo
Diretor comercial: Leomar Somensi