No último dia 5, a Cooperativa dos Suinocultores de Ponte Nova e Região (Coosuiponte) recebeu da Câmara Municipal de Ponte Nova o Diploma de Consagração Pública. A solenidade ocorreu na própria Câmara e foi prestigiada pelo prefeito de Ponte Nova João Vidal de Carvalho e pelo vice-prefeito Itamar Neves Duarte, e conduzida pelo presidente do legislativo José Mauro Raimundi.
Inicialmente foi apresentado um vídeo institucional sobre a Coosuiponte. Em seguida o presidente da entidade, Fernando Martins, recebeu o Diploma de Consagração Pública das mãos do vereador José Mauro Raimundi e fez um discurso destacando as atividades da Coosuiponte agradecendo a homenagem. Já o vereador reiterou que sua iniciativa em homenagear a Cooperativa se deu pelos dez anos de relevantes serviços prestados à comunidade pontenovense, gerando empregos e movimentando nossa economia e contribuindo para o crescimento de nossa cidade.
O Diploma de Consagração Pública foi criado em 1992, através de projeto de lei de autoria do então vereador José Lanna Teixeira, que se tornou a Lei 1.740 sancionada pelo prefeito da época Antônio Bartholomeu Barbosa em 21 de maio de 1992. A Lei determina que o Diploma de Consagração Pública será especialmente confeccionado e conferido ao agraciado (Pessoa Física ou Jurídica) em reunião solene da Câmara Municipal, que tenha prestado relevantes serviços à comunidade.
“Agradeço por esse Diploma em nome dos 52 cooperados e dos colaboradores que compõe a Coosuiponte. A Suinocultura é responsável hoje por 4.000 mil empregos diretos na região e mais de 8.000 mil indiretos. As granjas possuem biodigestores que seqüestram o carbono (Tratado de Kyoto) e geram energia elétrica através dos dejetos dos suínos, o que contribui para a preservação do meio ambiente, uma preocupação constante de nossa classe. Reafirmo o compromisso de continuarmos engajados no trabalho pelo desenvolvimento de Ponte Nova e Região”, afirma Fernando Martins, presidente da Coosuiponte.
* Com informações da Assessoria de Imprensa da Coosuiponte