As ações do sistema cooperativista catarinense, considerado destaque nacional de desenvolvimento, foram apresentadas a uma comitiva da Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Pará (OCB), nesta semana, na sede da Coopercentral Aurora Alimentos. Os dirigentes foram recebidos pelo presidente da Aurora, Mário Lanznaster, presidente da Ocesc/Sescoop e diretor de agropecuária, Marcos Antonio Zordan, superintendente da Ocesc, Neivo Panho, e pela responsável pelo Centro de Memória da Fundação Aury Luiz Bodanese, Patrícia Heffel.
O roteiro incluiu apresentação da história da Aurora e sua atuação no mercado, ações da Fundação Aury Bodanese e do panorama das atividades desenvolvidas pela Ocesc/Sescoop, seguida por visita a algumas unidades do sistema Aurora. “Nosso objetivo é conhecer o sistema cooperativista do Estado e, com isso, vislumbrar negócios e intercâmbios de experiências bem-sucedidas. Percebemos que não é necessário buscar iniciativas inovadoras somente no exterior. Temos no Brasil bons exemplos de cooperativas sólidas que podem servir como modelo para o nosso Estado”, destacou o presidente da OCB/Pará, Ernanes Raiol da Silva.
COOPERCENTRAL AURORA ALIMENTOS
A Cooperativa Central Aurora Alimentos é um dos maiores conglomerados industriais do Brasil e referência mundial na tecnologia de processamento de carnes. Sua atuação abrange o mercado de carnes suínas, aves, pizzas, lasanhas, laticínios e um amplo mix composto por mais de 650 produtos. Além de exportar para aproximadamente 60 países, a Aurora conta com mais de 100 mil pontos de vendas espalhados pelo Brasil. “Nossa intenção é continuar trabalhando de forma eficiente para cumprir o nosso compromisso com o consumidor e valorizar todos os que participam da cadeia produtiva: o produtor rural, as cooperativas filiadas e os colaboradores”, destacou Lanznaster.
O sistema Aurora é formado por 12 cooperativas filiadas, uma cooperativa central, 62.346 associados, 6.783 funcionários das filiadas e 20.232 funcionários da Aurora. O faturamento do sistema Aurora em 2012 foi de R$ 9,6 bilhões.
OCESC/SESCOOP
Os dirigentes da OCB Pará também conheceram as ações do sistema cooperativista estadual que vem apresentando resultados significativos anualmente. Segundo Neivo Panho, o segmento continua investindo na base produtiva, na diversificação de produtos e serviços e na qualificação de funcionários, dirigentes e associados.
Em 2012, as 263 associadas da Ocesc expandiram em 12,72% as receitas totais que atingiram 17 bilhões 337,3 milhões de reais. Foi o quarto ano consecutivo de crescimento, após a crise financeira internacional de 2008/2009 que atingiu todos os continentes.
O quadro social teve uma expansão de 16,29%, alcançando 1 milhão 464 mil pessoas. Consideradas as famílias cooperadas, isso significa que metade da população estadual está vinculada ao cooperativismo do Estado.
Com relação ao Sescoop/SC, somente neste ano, os recursos contabilizam mais de 17 milhões. Além dos investimentos em educação e promoção social, serão destinados cerca de 2 milhões em ações para divulgar o cooperativismo. A intenção é que a sociedade conheça um pouco melhor a filosofia cooperativista.
Em 2012, o Sescoop/SC investiu cerca de 13 milhões de reais em ações que beneficiaram 97.492 catarinenses de todas as regiões. “A maior parte dos recursos, o que corresponde a aproximadamente 78% do orçamento, foi destinada para a educação e formação profissional, atendendo a todas as cooperativas do Estado”, esclareceu o presidente Zordan.