Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Embarque de suíno começa segunda

Agroindústrias do Estado já estão carregando os contêineres que serão exportados para a Rússia.

Redação SI 18/06/2003 – Os embarques de carne suína catarinense para a Rússia devem começar a ser feitos na próxima semana, depois de seis meses suspensos por causa da Aujeszky.

Desde segunda-feira (16) o Ministério da Agricultura autorizou a emissão de certificados para exportação, dentro do novo acordo estabelecido com o governo russo. O chefe do Serviço de Sanidade Animal do Ministério da Agricultura em SC, Carlos Alberto de Melo, disse que hoje encaminhará a lista dos municípios que não estão aptos a exportar, pois tiveram focos há menos de 12 meses.

Esta lista será colocada nos pontos de fiscalização sanitária do Ministério da Agricultura, por solicitação do governo russo. Outra exigência é de carnes e cortes de animais abatidos a partir do dia 4 de junho. Melo afirmou que a partir da certificação as empresas poderão começar a embarcar.

O presidente da Coopercentral Aurora e do Sindicato das Indústrias de Carnes e Derivados (Sindicarne), José Zeferino Pedrozo, disse que as agroindústrias já estão preparando os contêineres para exportação. Ontem foram carregadas carcaças e, terça-feira, será a vez dos cortes da Aurora.

Pedrozo informou que as propostas foram encaminhadas aos importadores e tradings europeus, num valor de US$ 900 por tonelada de carcaça, acima dos US$ 750 do ano passado. Ele disse que há uma demanda pela carne brasileira, por causa da qualidade. Ele espera que os primeiros contratos sejam fechados na segunda.

Pedrozo disse que não há problema nas cotas impostas. Seria mais importante retomar o mercado e depois discutir quantidade.