O uso da energia solar na agricultura vem se popularizando. Além de painéis para aquecimento, agropecuaristas tem encontrado em sistemas de captação de água movidos a irradiação solar, a solução para obtenção de grandes quantidades de água com economia de custos na conta de energia. É o caso do pecuarista de Campo Grande, José Carlos Zanenga, que instalou um sistema de bombeamento de água com energia solar da Anauger, e conseguiu potencializar o trabalho com seu rebanho, economizando energia. “Tinha um poço em local íngreme e isso me demandava muito trabalho, além do uso de bombas a gasolina, que ofereciam um alto gasto. Agora, usando a captação de água com luz do sol, não preciso me preocupar, pois nunca falta água. Meu rebanho aumentou de tamanho e eu reduzi custos de produção”, conta o pecuarista.
O sistema de bombeamento da Anauger funciona através de tecnologia fotovoltaica. A luz solar, armazenada nos painéis passa pelo driver que a converte em energia elétrica promovendo o funcionamento da bomba. Em um dia de sol intenso, é capaz de bombear mais de oito mil litros de água ininterruptamente. Pelo fato de o driver guardar energia, não há a preocupação com dias nublados, pois o sistema funcionará com o mesmo desempenho. Conta com dois modelos: P100, indicado para poços e R100 para reservatórios maiores e cisternas.
Para o Diretor Comercial da Anauger, Marco Aurélio Gimenez, uma das premissas da empresa no desenvolvimento do produto foi de oferecer alternativas eficazes para captação de água com baixos custos. “Com a recessão econômica que o País enfrenta, os agropecuaristas estão procurando cada vez mais formas de reduzir custos e potencializar suas propriedades. Muitos desses trabalhadores encontraram no sistema anauger solar essa ajuda. A maioria dos nossos clientes retorna após aproximadamente um ano para adquirir uma nova bomba, tamanha a economia”, disse.
Sobre a Anauger
A Anauger é empresa líder na fabricação de bombas para poços, com 47 anos de história. Seus produtos estão presentes em mais de 20 países. Nasceu em São Bernardo do Campo (SP) e em 1988, pela necessidade de expansão, mudou seu parque fabril para a cidade de Itupeva, cerca de 70 quilômetros de São Paulo.