A Coopercentral Aurora Alimentos informou na sexta-feira (12), em nota, que postergará o início dos abates e processamento de aves na unidade de Xaxim (SC). Os trabalhos começariam na próxima segunda-feira (15) e foram adiados para 22 de abril. A unidade foi arrendada em dezembro pela Aurora. A fábrica pertencia à massa falida da Chapecó Companhia Industrial de Alimentos e estava arrendada anteriormente para o frigorífico Diplomata, que entrou em recuperação judicial no início de agosto.
Segundo a empresa, o Diplomata não pagou a energia elétrica para a fornecedora Iguaçu Energia, de Xanxerê. Em consequência, o serviço foi suspenso e apenas 30% das necessidades de energia da unidade estão sendo supridas. ‘Como se trata de dívida de terceiro, as duas empresas – Iguaçu Energia e Aurora – buscam uma solução’, disse a Aurora no comunicado.
Além disso, a Aurora explicou que a Justiça do Trabalho, por meio da Vara do Trabalho da Comarca de Xanxerê, decidiu declarar indisponíveis as máquinas pertencentes à antiga arrendatária, em ação de arresto prevista contra aquela empresa. ‘Essas máquinas, embora pertençam à antiga arrendatária e sejam objeto de disputas judiciais, são necessárias e indispensáveis ao funcionamento da indústria’, esclareceu a Aurora.