Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Cooperativas

Equipamento Yamasa foi adquirido pela Copacol em novo incubatório

Máquina da linha YHD possibilita ao novo e moderno incubatório paranaense o processamento de 300 mil ovos férteis/dia, dando mais agilidade ao trabalho.

Equipamento Yamasa foi adquirido pela Copacol em novo incubatório

A Indústria de Máquinas Yamasa foi a empresa escolhida para atender o recém-inaugurado incubatório da Copacol no município de Goioerê (PR). E a opção da Copacol foi por uma máquina YHD que já está em funcionamento na moderna estrutura do novo incubatório, um dos cinco melhores do mundo. O equipamento, que integra a divisão de Ovos Férteis da Yamasa, com máquinas classificadoras e embandejadoras, foi adquirido pela Copacol para atender à alta demanda da nova unidade da empresa, inaugurada no último dia 3 de julho. O modelo da Yamasa adquirido pela cooperativa paranaense possibilita o processamento de 300 mil ovos incubáveis/dia e deve contar com apenas 17 pessoas na sala de ovos, devido à agilidade que a YHD dará ao trabalho.
A linha YHD da Yamasa foi idealizada há cerca de uma década por Nelson Yamasaki, presidente da empresa, objetivando atender o importante mercado de ovos férteis, como as granjas matrizeiras de frango de corte e incubatórios. “É um orgulho ter a nossa marca presente nesse complexo da Copacol, que é de última geração e se iguala aos melhores do mundo”, declara, satisfeito, Nelson Yamasaki. Para adquirir a nova máquina, a diretoria da Copacol estudou seu funcionamento em outras empresas, ganhando confiança na tecnologia da Yamasa. “Já havíamos fechado um negócio importante com o Grupo Globoaves – também paranaense – no primeiro semestre deste ano, e agora estamos presentes na mais moderna unidade da Copacol. São conquistas muito importantes, que sinalizam estarmos no caminho certo”, entusiasma-se o empresário paulista.
Aprovada por um grande e respeitado complexo industrial como a Copacol, a YHD ganha ainda maior dimensão, pois a aquisição da máquina demonstra a confiança na tecnologia desenvolvida pela Yamasa. O presidente da Copacol, Valter Pitol, destacou que a nova unidade em Goioerê propiciará autossuficiência em incubação para os cooperados e, para isso, a cooperativa investiu no que havia de mais moderno em equipamentos, incluindo a YHD, a classificadora e embandejadora de ovos férteis da Yamasa. “Esse é um projeto grandioso, um projeto ímpar. Poucos incubatórios que estão sendo inaugurados no mundo têm um investimento do porte que fizemos em nossa unidade de Goioerê”, destacou Pitol, defendendo a ousadia da cooperativa na busca por maior rentabilidade para seus associados.
O encarregado do incubatório em Goioerê, o jovem Bruno Machado, ressaltou que a escolha da máquina Yamasa foi muito bem estudada. “A YHD tem uma tecnologia que atende as nossas necessidades, pois é totalmente automatizada”, aponta Bruno.

OS INVESTIMENTOS
Potência do cooperativismo paranaense, a Copacol (Cooperativa Agroindustrial Consolata) tem sede em Cafelândia (PR) e conta com uma história de 51 anos de sucesso. O novo incubatório em Goioerê ganhou investimentos de R$50 milhões e tem capacidade para produzir 12 milhões de pintainhos por mês que, somados à produção de 6,5 milhões de pintainhos/mês do Incubatório de Nova Aurora – também no Paraná -, dará autossuficiência à Cooperativa, atendendo a cem por cento de sua demanda.
 
A INDÚSTRIA DE MÁQUINAS YAMASA
Mais tradicional e reconhecida fábrica brasileira de equipamentos de seleção, classificação e processamento de ovos, a Yamasa nasceu em 1965, em Rinópólis, no Oeste Paulista. Ali, na região de maior produção de ovos do Brasil, a fábrica nasceu pelas mãos do pioneiro Yorio Yamazaki e iniciou sua linha de produção com máquinas que faziam a limpeza de ovos, uma inovação para a época. Hoje, a empresa conta com modernas máquinas que higienizam, classificam os ovos por peso, detectam fissuras e impurezas nas cascas, além de embalar o produto em estojos e bandejas.
A marca Yamasa está presente em granjas de postura de todo o Brasil e em outros 25 países do mundo, como Estados Unidos, Canadá, México, Argentina, Uruguai, Peru, Bolívia, Honduras, Espanha, Turquia e Rússia.
No amplo catálogo da empresa estão, entre outros, equipamentos como a máquina para classificação de ovos de codorna (exclusividade Yamasa), o detector de fissuras em ovos comerciais, as modernas classificadoras disponíveis para diversos portes e o equipamento especial para a seleção e classificação de ovos férteis, específico para incubatórios.